Escola Politecnica Joaquim Venâncio / Fiocruz

Portfólio de Práticas Inspiradoras em Atenção Psicossocial

Sobre

                                                                                         

Esse site é resultado da pesquisa “Desafios para a saúde mental na atenção básica: construindo estratégias colaborativas, redes de cuidado e abordagens psicossociais na Estratégia de Saúde da Família" apoiada pelo PMA/ VPPCB/Fiocruz. Uma pesquisa de natureza participativa e colaborativa que desenvolveu dois instrumentos pedagógicos interconectados: o Portfólio de Práticas Inspiradoras em Atenção Psicossocial e o Roteiro de Apoio e Facilitação de Processos Formativos em Saúde Mental para a Atenção Básica. Construímos esse espaço que reúne os dois produtos, fazendo sua interface, conectando saberes e práticas para uma perspectiva interdisciplinar e desinstitucionalizante de saúde mental para a atenção básica

Um trabalho desenvolvido com muita alegria e entusiasmo por um grupo de professores, pesquisadores e estudantes, que ao longo dos últimos 10 anos, tem se dedicado a discutir o tema da Atenção Psicossocial, da desinstitucionalização do cuidado e dos caminhos para uma articulação entre Saúde Mental e Atenção Básica. Em diversas pesquisas nas quais nos envolvemos, constatamos que numerosas experiências desenvolvidas na atenção básica já incorporam aspectos sociais e culturais do processo saúde-doença-cuidado com um evidente fortalecimento do uso de  saberes não biomédicos, apesar da referência  ainda hegemônica deste no campo da saúde em geral. São experiências originárias de vários campos de saber (educação popular, práticas integrativas, corporais, grupais, comunitárias) e com grande potencial para se constituir como abordagens psicossociais inclusivas para toda uma diversidade de usuários que vivenciam sofrimentos psíquicos.

Sabemos que essas equipes multiprofissionais se veem diante de muitos tipos de desafios no seu dia a dia de trabalho, mas sempre superando as adversidades com muito acolhimento e criatividade. Sensíveis ao esforço de construção dessas práticas, começamos a projetar uma forma  de  dar visibilidade àquilo que saltava aos nossos olhos- o grande potencial do trabalho que  já fazem no seu cotidiano da atenção básica -  e, tão importante quanto,  ajudá-los a reconhecer suas ações dentro de um  processo de trabalho. Por isso, definitivamente não somos um grupo de pesquisadores que quer dizer aos profissionais da atenção básica/saúde da família como agir diante das pessoas que passam a ser identificadas como casos de saúde mental. Queremos sim estimular a reflexão sobre histórias de vida, sobre aquilo que já fazem, sobre possibilidades para  potencializar suas práticas. Temos consciência que os saberes psis não esgotam as possibilidades de abordagens da subjetividade e todas as questões que envolvem o processo de adoecimento e cuidado. Precisamos de múltiplas abordagens psicossociais para acolher e cuidar do sofrimento e das necessidades das pessoas que chegam nas unidades básicas de saúde.

 

 

 

Para desenvolver esse trabalho nos juntamos  pesquisadores e estudantes da EPSJV/Fiocruz, profissionais de outras unidades da Fiocruz e das diversas instituições com as quais construímos parcerias ao longo do tempo,  profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS ), de diversos cantos do país para construir uma ferramenta de pesquisa e fomento às práticas inovadoras e inspiradoras. O nosso esforço foi sistematizar e trazer conceitos e práticas originárias de diferentes campos de saber, para construir uma visão interdisciplinar da Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Ir além e resistir à lógica produtivista muitas vezes imposta aos serviços de saúde para valorizar e  dar visibilidade às práticas inovadoras já existentes que são desenvolvidas por esses incansáveis trabalhadores do SUS. Queremos sobretudo que esse site seja um caminho para busca de práticas inspiradoras, que promovem  autonomia, reconhecimento das diversidades, metodologias de trabalho para acolhimento sem institucionalizações.

A ideia de construir o site como um Portfólio de Práticas Inspiradoras em Atenção Psicossocial começou a tomar forma na medida em que fomos desenvolvendo o projeto de pesquisa, atuando de forma colaborativa com trabalhadore/as, gestores/as, usuários/as do SUS, pesquisadores/as de referência. Foi um longo caminho até aqui, várias pedras, mudanças de percurso, mas, como água de rio, que não desiste de seguir em frente, fomos nos adaptando às realidades, descobertas e exigências de um processo de trabalho em pesquisa. Ao longo do caminho encontramos tanto o entusiasmo contagiante dos  nossos grandes parceiros,  autores das práticas relatadas, como uma inesperada pandemia que com toda a sua tragicidade e  exigência de isolamento social nos  fez adiar nosso projeto, o lançamento de um site que quer inspirar vivências de afetos, práticas grupais e coletivas, experiências comunitárias, ocupações de espaços públicos.

Mas, por fim, aqui estamos para apresentar e tornar acessível a todos e todas uma ferramenta de pesquisa construída de forma participativa e colaborativa com autores de todo o país que generosamente relataram suas  experiências, resultando num conjunto de práticas inspiradoras descritas e sistematizadas de forma a serem multiplicadas em outros contextos locais. Os/as autores/as desenvolvedores/as foram contatados/as e  convidados/as a fazer o relato da sua experiência a partir de um modelo proposto pela equipe de pesquisa contendo  espaço para texto, imagens e vídeos. Fomos surpreendidos por um aceite entusiasmado e colaborativo, com a participação voluntária de numerosos profissionais dedicados ao SUS e dispostos a construir junto conosco esse lindo Portfólio de Práticas Inspiradoras!

 

 

Cada um dos autores/as e equipes envolvidas nos descreveu o passo a passo da sua experiência, como foi construída, em que contexto, com quais parcerias, enviou fotos e vídeos, compartilhando  um relato afetivo e pedagógico, ensinando e permitindo a todos/as se inspirar e fazer do seu modo. São experiências vindas de todas as regiões do país, práticas territoriais de acolhimento, promoção da saúde  e cuidado desenvolvidas  na atenção básica e em espaços comunitários. No site você terá acesso às práticas sistematizadas por campos de saber (Promoção da saúde; Atenção às pessoas em uso de Álcool e outras drogas; Direitos Humanos, racismo e violências; Saberes tradicionais e Educação Popular; Formação)  e modalidades de práticas (Práticas grupais; Práticas corporais e Atividade física; Rodas comunitárias e ações políticas; atividades artístico/culturais; Práticas Integrativas; Processos formativos; Práticas de gestão e construção de redes), sendo cada um desses campos apresentado por uma pequena video aula introdutória com especialistas convidados/as, profissionais de referência no tema para o nosso grupo de pesquisa.

Do ponto de vista metodológico a seleção das práticas foi feita através de uma  busca sistematizada e análise dos resumos das Anais dos Congressos da Abrasme e Abrasco do anos de 2018 e no banco de práticas do Ideia/SUS, uma plataforma criada através da parceria entre Conasems e Fiocruz. Contamos com o apoio fundamental dessas importantes organizações e instituições do campo da saúde coletiva e também com a parceria de outros grupos de pesquisa relevantes no país possibilitando indicações de outras práticas inovadoras e experiências nacionais de reconhecida importância pública, as quais foram incluídas como práticas convidadas.

É com muita alegria que convidamos a vocês a entrar,  explorar e divulgar o site do Portfólio de Práticas Inspiradoras em Atenção Psicossocial! Esperamos que seja um ponto de encontro e de buscas. Uma mídia digital para dar acesso a experiências inspiradoras  e se transformar numa ferramenta de trabalho para os/as profissionais da atenção básica e para os mais diversos atores sociais envolvidos na construção do SUS.

Viva o SUS!

AbraSUS afetuosos da nossa equipe!

Coordenação da Pesquisa

Coordenação geral: Nina Soalheiro EPSJV/Fiocruz
Coordenação adjunta: Elaine Teixeira Rabello IMS/UERJ

 

Equipe da pesquisa

Augusto César Rosito - Professor pesquisador EPSJV/Fiocruz
Amanda Linhares Leal - Bolsista PMA/Fiocruz
Danúbiah Mendes Pereira  - Bolsista PMA/Fiocruz
Eduardo Caron - Bolsista PMA/Fiocruz
Elaine Teixeira Rabello - Professora pesquisadora IMS/Uerj
Flávio Sagnori Motta - Bolsista PMA/Fiocruz
Heloisa Passos e Martins  - Bolsista PMA/Fiocruz
Lucas Tavares Honorato - Pesquisador Doutorando POSGEO/UFF                                                                                                   Marília Albuquerque - Bolsista PMA/Fiocruz
Karina Caetano  - Núcleo Disseminação PMA/Fiocruz
Nina Soalheiro - Professora Pesquisadora EPSJV/Fiocruz
Raquel Tavares  - Núcleo Disseminação PMA/Fiocruz
Renata Ruiz Calicchio - Residência Multiprofissional em Saúde da Família/ENSP/Fiocruz

 

 Pesquisadores/as Colaboradores/as 

Alessandra Aniceto - Professora pesquisadora UFRJ/ Campus Macaé
Danielle Moraes - Professora Pesquisadora IFF/ Fiocruz
Denis Petuco  - Professor pesquisador EPSJV/Fiocruz
Eduardo Torre - Professor Pesquisador/  Laps/ Ensp / Fiocruz
Elaine Savi - Residência Multiprofissional em Saúde da Família/ENSP/Fiocruz
Elias Brandão - Terapeuta Comunitário/ Prefeitura Municipal de Paracambi
Grasiele Nespoli - Professora Pesquisadora EPSJV/ Fiocruz
Maria Alice Pessanha - Residência Multiprofissional em Saúde da Família/ENSP/Fiocruz 
Marise Ramos - Professora Pesquisadora EPSJV/ Fiocruz
Marco Aurélio Jorge - Professor Pesquisador EPSJV/ Fiocruz
Paulo Amarante - Professor Pesquisador LAPS/ENSP/Fiocruz
Maurício Monken - Professor pesquisador EPSJV/Fiocruz                           
Renata Veloso Vasconcelos - Secretaria Municipal de Educacao/ Rj/ Programa Saúde na Escola (PSE)
Vanessa Diniz - Psicóloga  Doutoranda da UFF

  Equipe de produção

 

PE SERVIÇOS DE INTERNET

Adonai Diófanes - Análise de sistemas
Jose Luiz - Design
Vinicius Silva - Análise de sistemas

 

MINKA PRODUTORA

Karina Caetano - Gerenciamento de conteúdo
Raquel Tavares - Gerenciamento de conteúdo

 

APOIO

Leonardo Maguela - Informática 
Núcleo de Tecnologia Educacional em Saúde (NUTED)
Coordenação de Comunicação, Divulgação e Eventos 

PRODUÇÃO

Lançamento Portfólio de Práticas Inspiradoras em Atenção Psicossocial - 4º CBPPGS