Escola Politecnica Joaquim Venâncio / Fiocruz

Portfólio de Práticas Inspiradoras em Atenção Psicossocial

VemSer: Respiração e Movimento

Promoção do desenvolvimento biopsicossocial de crianças e adolescentes para ampliar seus recursos em um mundo complexo e de crescentes mudanças.
Rio de Janeiro - RJ
  • Campo do Saber
  • Campo de Prática
  • Público Alvo
Autores: 
Leila Maria Amaral Ribeiro; Guaraci Ken Tanaka
leila.ribeiro@ipub.ufrj.br
Instituições vinculadas: 
Escolas Publicas Municipais da 2@ CRE; bairros de Botafogo, Urca, Leme - Rio de Janeiro / RJ Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IPUB/UFRJ
Resumo afetivo: 

Pode-se dizer que este projeto de extensão visa, prioritariamente, minimizar o impacto de um sistema ecobiológico negativo no desenvolvimento de crianças e adolescentes. A redução do estresse tóxico deve ser uma prioridade não só para a comunidade médica, mas também para as diversas áreas que lidam com a formação e atenção na infância e adolescência. O campo da saúde mental precisa procurar alternativas que não sejam ambulatoriais, estritamente falando. Uma delas é o desenvolvimento de programas de apoio no qual destacam-se aqueles que priorizam as atividades de auto regulação, de treinamento das funções executivas e das competências sócio-emocionais. É importante criar oportunidades para o aprendizado e a prática de novas habilidades apropriadas para a idade em um contexto tal como o brincar na infância, atividades compartilhadas para que, posteriormente os adolescentes sejam capazes de planejar projetos a longo prazo e realizá-los. A capacidade da criança e do adolescente em utilizar recursos a seu alcance como a prática do mindfullness, da biodança e da yoga pode reduzir seus níveis de estresse e melhorar suas funções executivas, motoras, respiratórias para lidar com o seu mundo de forma mais adequada. O aprendizado de uma arte marcial, como o karatê, visa dar-lhes não só o treinamento de funções executivas e motoras, mas também a aquisição de princípios morais nobres e tão necessários para a formação do ser humano.

O tipo de intervenção que está sendo proposto neste projeto requer uma extensiva colaboração entre a comunidade escolar, psicólogos, médicos, fisioterapeutas, instrutores de yoga e educadores físicos. Como atividade universitária esse tipo de intervenção é bastante inovador pois requer a colaboração de profissionais de disciplinas que geralmente não trabalham muito juntos, mas que ao dialogarem entre si podem favorecer a resiliência de inúmeras crianças para um melhor desenvolvimento ao longo da vida.
 

Motivações: 

A partir de suas experiências o Núcleo de Assistência Integrada à Pesquisa e ao Ensino do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência (NAIPE) do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com o Laboratório de Neurofisiologia e Neuropsicologia da Atenção e com o Laboratório de Mapeamento Cerebral e Integração Sensório-motora identificaram que crianças e adolescentes não disponibilizam de recursos para lidar com o mundo complexo e de crescentes mudanças que se apresenta a elas. A equipe considera que atividades voltadas para a auto regulação, o treinamento das funções executivas e das competências sócio emocionais nas escolas publicas municipais viabiliza o aprendizado e prática de novas habilidades apropriadas para a idade em atividades compartilhadas.

Parcerias: 

O Instituto de Psiquiatria da UFRJ é pioneiro no Brasil na atenção à saúde mental de crianças e adolescentes com a inauguração em 1953 da Clínica de Orientação da Infância (COI) que ao longo do tempo passou por transformações. Desde 2004 cabe ao Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência (SPIA) do IPUB dar continuidade ao percurso da COI ao prestar assistência de qualidade, ensinar com qualificação e promover pesquisa integrada à assistência, ao ensino e à extensão voltada a infância e adolescência. Coube ao NAIPE, um grupo de pesquisa do SPIA, a articulação com outros laboratórios do IPUB para desenvolver este projeto que tem como publico alvo crianças e adolescentes, com idades entre 05 e 18 anos incompletos alunos das escolas da 2ª CRE do município do Rio de Janeiro e a comunidade escolar

Objetivo: 
  • Promover o desenvolvimento biopsicossocial de crianças e adolescentes para ampliar seus recursos em um mundo complexo e de crescentes mudanças.
  • Ensinar e aplicar a crianças, adolescentes e seus pais, técnicas de controle da respiração, da atenção focada nas sensações originadasdo próprio corpo e da mente e de desenvolver a capacidade de ser testemunha da sua própria experiência.
  • Ensinar e aplicar a crianças, adolescentes e seus pais, técnicas de posturas associadas à concentração e controle motor.
  • Ensinar e aplicar técnica de arte marcial – karatê – para crianças/adolescentes e pais para estimular o controle postural, da respiração, da disciplina, do respeito a si mesmo a ao próximo.
  • Reduzir comportamentos de hiperatividade, agressividade e impulsividade por meio da estimulação das funções cognitivas através de atividades físicas.
  • Envolver os pais e a comunidade escolar em geral nas atividades propostas aos alunos e nos grupos de discussão.
     
Passo a passo: 

O projeto VemSer: Respiração e Movimento propõe caminho e instrumental que conjugam ações presenciais a partir de práticas de exercícios corporais com consciência que estimulam o desenvolvimento de funções executivas, a melhora do desempenho cognitivo e motor e favorecem a aquisição e/ou consolidação de valores pessoais e sociais. As atividades do projeto, previstas inicialmente, consistem em yoga, biodanza, mindfulness e karate realizadas de forma independente ou conjunta, sempre com vistas ao melhor aproveitamento dos participantes. A periodicidade é de 1 ou duas vezes na semana; a participação da comunidade escolar é facultativa, mas amplamente estimulada pela equipe do projeto por meio de esclarecimentos com a demonstração da fundamentação cientifica dos resultados positivos a partir da realização destas atividades. Será incentivada a participação dos pais e responsáveis no mesmo grupo de atividades dos alunos, sempre que possível e adequado. Outros familiares dos alunos também podem participar, desde que autorizados pela escola e pela equipe do projeto. As atividades de mindfulness, biodanza, yoga e karate, com seus procedimentos próprios, são orientadas por instrutores com formação e capacitado para tal. Sempre que possível, os instrutores serão acompanhados por auxiliares na personalização da execução de cada movimento e atividade. Os encontros poderão ser registrados por meio de relatórios, filmagens e fotografias, desde que autorizados. Estes registros poderão contribuir para avaliar cada atividade e analisar a metodologia proposta para as mesmas de forma continuada. Desde a implantação até o final do projeto pretende-se manter grupos de discussão com a participação da comunidade escolar, de forma conjunta ou separadamente entre alunos, professores, funcionários e outros, para abordar temas que envolvam as práticas propostas ou outros de interesse e necessidade no momento. A periodicidade e duração de cada grupo será decidida com a escola que receberá o projeto.

Efeitos e resultados: 

Ao longo do ano letivo de 2019 foram desenvolvidas atividades de yoga, karatê, biodanza e mindfulness para crianças e adolescentes, com idades entre 05 e 18 anos incompletos alunos das escolas João Saldanha e São Thomas de Aquino da 2ª CRE do município do Rio de Janeiro e à comunidade escolar. Ao final do semestre houve solicitação da direção da Escola Municipal Minas Gerais para que a prática do karatê fosse levada para a escola e a mesma foi incluída no projeto de forma experimental. Criaram-se assim, nas escolas atendidas, oportunidades para o aprendizado e prática de novas habilidades apropriadas para a idade em atividades compartilhadas. Esta intervenção teve duração de março a novembro de 2019 e foi desenvolvida em extensiva colaboração entre a comunidade escolar e psicólogos, fisioterapeutas, instrutores de yoga e educadores físicos, membros da equipe do projeto. A partir dos relatos da direção, professores e funcionários das escolas, das observações e análises da equipe e coordenação do projeto, do envolvimento e desempenho dos alunos, dos relatos dos pais considera-se que o projeto atingiu seu objetivo principal de promover o desenvolvimento biopsicossocial de crianças e adolescentes para ampliar seus recursos em um mundo complexo e de crescentes mudanças. Considera-se ainda que é necessário incentivar a participação da comunidade escolar e estimular a presença dos pais e responsáveis com seus filhos, alunos da escola, no mesmo grupo de atividade. Espera-se com isso que os participantes do projeto disseminem em suas vivências diárias os conhecimentos adquiridos nessas práticas. Para ampliar o alcance e a duração dessa proposta a equipe do projeto seguirá na busca de recursos em órgãos de fomento e/ou organismos nacionais e internacionais, públicos e privados. Espera-se que a experiência desenvolvida pelo VemSer: Respiração e Movimento contribua de forma efetiva para que estas atividades se tornem permanentes nas escolas iniciais e sirva como modelo a ser replicado em escolas de outras coordenadorias da rede pública e privada do município do Rio de Janeiro.