Escola Politecnica Joaquim Venâncio / Fiocruz

Portfólio de Práticas Inspiradoras em Atenção Psicossocial

A utilização do lúdico no processo da psicoeducação através do álbum “drogas em série”

O álbum “Drogas em Série” é uma ferramenta que objetiva ampliar conceitos a respeito das substâncias psicoativas, através de metodologias ativas.
Salvador - BA
  • Campo do Saber
  • Campo de Prática
  • Público Alvo
Autores: 
Thaís Melo do Desterro Passos, Rannye Gabrielle Fagundes Teixeira e Marlene Barreto Santos Miranda
thaismelod@hotmail.com
Instituições vinculadas: 
Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti - ARDFC; UNIFACS - Universidade Salvador
Resumo afetivo: 

O consumo de Substâncias Psicoativas (SPA’s) está presente desde a antiguidade e em todos os contextos sociais. Apesar disso, por interesses econômicos e políticos, algumas substâncias passaram a ser vistas como vilãs, enquanto outras, o consumo chega a ser estimulado, sem a utilização de critérios definidos. Assim, nota-se a escassez de metodologias que abordem a temática em linguagem acessível e lúdica, permitindo o acesso à informação baseada na ciência e não no senso comum, recheado de estereótipos e pré-conceitos. Falar sobre substâncias psicoativas ainda traz uma série de tabus e informações estigmatizadas, pensando nisso, a partir da utilização de tecnologias leves criou-se uma ferramenta para possibilitar uma reflexão sobre as substâncias psicoativas, a partir da perspectiva da Redução de Danos, que busca um olhar ampliado e humanizado, respeitando a autonomia e o direito das pessoas de se cuidarem e serem cuidadas. A criação do "Álbum Seriado" foi pensada de modo a trazer leveza e ludicidade ao assunto. Dessa forma, você encontrará jogos e atividades sobre o tema, que ajudarão na compreensão da temática sobre drogas.

Contexto: 

No debate da temática sobre o consumo de substâncias psicoativas, optou-se pela utilização da abordagem psicossocial, uma perspectiva que compreende o sujeito sobre uma ótica multidimensional, em que fatores sociais e culturais interagem e influenciam o comportamento humano. O Álbum “Drogas em Série”, convida o leitor a fazer uma viagem histórica, onde aborda-se o uso de drogas em diferentes contextos históricos, motivações para o uso, apresenta características farmacológicas das substâncias e aspectos do controle e prevenção do uso a partir das estratégias em redução de danos. Compreender o percurso histórico do fenômeno do uso de drogas, auxilia a re-significar este tema, desconstruindo conceitos incoerentes provenientes do senso comum, fundamentando o conhecimento em informações científicas.

O álbum 'Drogas em Série' surge da experiência de um grupo de trabalho em redução de danos, vinculado a duas instituições de ensino superior, onde desenvolveu-se ferramentas que possibilitaram uma aproximação dinâmica e eficaz com o público, como jogos de tabuleiro, cordel do cuidado e o álbum, facilitando a discussão de temas como redução de danos, substâncias psicoativas, seus diversos usos e seus consumidores.

O álbum apresenta uma linguagem acessível, se utilizando do lúdico como ferramenta facilitadora para o processo de desconstrução de pré-conceitos, além de atingir aspectos sensoriais, emocionais e cognitivos dos participantes.

Motivações: 

Considerando que o uso de substâncias psicoativas existe desde a antiguidade, faz-se necessário refletir e discutir sobre suas implicações sociais e políticas. Para tanto, vale ressaltar que apesar dos avanços, este tema ainda é carregado de estigmas e preconceitos tendo consequências significativas para os usuários. Assim, torna-se relevante ampliar a discussão sobre as substâncias psicoativas, suas formas de usos, os consumidores, além das estratégias em redução de danos, utilizadas para garantir um conhecimento e consumo seguros para aqueles que utilizam as substâncias psicoativas lícitas ou legais e ilícitas ou ilegais.

O álbum seriado utiliza tecnologias leves e diversas, afim de romper paradigmas, permitindo assim, uma reflexão mais aprofundada sobre a temática do consumo de drogas, considerando não apenas a exclusividade da dimensão biológica, mas o sujeito biopsicossocial e a multiplicidade de fatores nos quais os sujeitos estão envolvidos. 

Dessa forma, torna-se exigente a criação de ferramentas inovadoras como veiculo de educação em saúde, facilitando o acesso ao conhecimento de forma ampliada e nesse contexto o álbum seriado extrapola o território das práticas em saúde, invadindo outros espaços de educação, assistência social e justiça, sendo um potente instrumento para ser utilizado por diversos atores sociais.

Parcerias: 

O álbum foi idealizado a partir da atuação das autoras em duas instituições de ensino superior, tendo a Professora Marlene Barreto Santos Miranda, à frente das instituições, como técnica, professora e coordenadora de um grupo de trabalho em redução de danos nos cenários envolvidos com a temática da Redução de Danos. A primeira instituição foi a Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti - ARD-FC - um serviço de Extensão Permanente do Departamento de Saúde da Família, da Faculdade de Medicina da UFBA. Através deste serviço são realizadas ações de prevenção, capacitação para profissionais da rede pública de saúde e de educação, assistência especializada para usuários de substâncias psicoativas e seus familiares. A atuação se dá por meio de projetos, cujo objetivo central é levar a perspectiva preventiva da Redução de Danos para uma população com dificuldade de acesso a informação e às instituições públicas de saúde.

A segunda instituição de ensino UNIFACS - Universidade Salvador, foi o campo de atuação em que as autoras elaboraram instrumentos criativos para acrescentar à ideia de criação do “Álbum Seriado”. Por meio de pesquisas, discussões e práticas vivenciadas durante reuniões e ações de um grupo de trabalho de Redução de Danos.

Objetivo: 
  • Refletir sobre os aspectos históricos e sócio antropológicos do consumo de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, as suas dimensões farmacológicas, psíquicas,  econômicas, sociocultural, religiosa, familiar e legal.
  • Desconstruir estigmas e preconceitos a respeito do consumo e consumidores das substâncias psicoativas.
  • Conhecer as substâncias psicoativas, lícitas e ilícitas, bem como as estratégias em redução de danos para a prevenção e promoção da saúde.
  • Discutir questões contemporâneas relacionadas ao consumo de substancias psicoativas em diversos contextos de aprendizagem, através de linguagem acessível.
  • Contribuir para a qualificação do cuidado em saúde através das mudanças nas práticas que estigmatizam e excluem pessoas que usam substâncias psicoativas.
Passo a passo: 

O álbum ‘Drogas em Série‘ possui atualmente 64 lâminas, disponibilizado em duas versões: virtual (formato pdf) e impresso, possibilitando uma maior aplicabilidade em diferentes contextos e cenários. No intuito de fornecer ao leitor um panorama abrangente sobre as substâncias psicoativas, o álbum foi estruturado a partir de uma lógica sócio-histórica, justapondo peças para formar uma imagem tanto unitária quanto heterogênea sobre a temática. Em seguida a discussão histórica, aborda-se no segundo capitulo as dimensões do consumo de drogas, uma vez que, para se compreender o sujeito usuário de SPA é necessário se considerar a sua estrutura psíquica, o contexto sócio cultural de uso e a própria substância psicoativa utilizada, além dos aspectos que atravessam o seu uso, percebendo-o em sua totalidade.

Seguindo essa perspectiva, no terceiro capítulo, discute-se a atuação das substâncias no Sistema Nervoso Central (SNC) relacionando com o sistema de recompensa cerebral. Neste Capítulo o leitor se depara com um jogo de caça-palavras que o desafia a encontrar as vias de administração das substâncias. O capítulo seguinte apresenta a classificação das substâncias, referindo as diversas maneiras que essa substância reage no SNC. Compreender as reações e efeitos causados no organismo pelas substâncias é fundamental para se ter uma assertividade nas estratégias em redução de danos que serão utilizadas pelo usuário, bem como para atuação do profissional. No quarto capítulo, discorre-se sobre os padrões de uso e as formas em que o sujeito pode se relacionar com a substância, desmistificando conceitos pré-estabelecidos de que todos os usuários são dependentes. 

Depois de apresentar as substâncias e suas consequências no organismo, o quinto capítulo a equação proposta pelo médico francês Claude Olieveinsten, que considera três variáveis para ilustrar o consumo de substâncias psicoativas, são elas: sujeito, substância e contexto sociocultural. No capítulo seguinte, conceitua-se a Redução de Danos, o seu contexto histórico e o cenário atual. Ao final desse capítulo, encontra-se um jogo da memória de perguntas e respostas, referente a alguns temas abordados no álbum. No último capítulo, apresenta-se algumas substâncias psicoativas e as estratégias para redução dos riscos e danos associados ao seu uso. Chegando ao final do álbum, realizam-se algumas reflexões a partir do jogo “Colheita dos Sabres”, no qual possibilita-se retomar todos os assuntos abordados.

Em todas as etapas da elaboração do álbum “Drogas em série” buscou-se um linguagem acessível e ilustrações lúdicas, imprimindo maior leveza para a discussão da temática sobre o consumo de substâncias psicoativas.

Efeitos e resultados: 

O álbum "Drogas em Série" foi utilizado em atividades docentes e assistenciais durante um período de dois anos. As ações aconteciam em salas de espera, feiras de saúde, capacitações do corpo docente e discente, além de duas apresentações em congressos. Em todos os momentos da exposição do álbum, percebia-se claramente o entusiasmo das pessoas, manifestado com rostos surpresos e expressões de encantamentos, pela maneira lúdica e dinâmica, através da qual, um tema tão polêmico estava sendo apresentado. Pode-se notar que a curiosidade pelo instrumento, fazia com que as pessoas desejassem se aproximar, permitindo que a discussão acontecesse de uma forma bem natural, o que facilitava a participação dos presentes nas atividades propostas pelo grupo. Assim, onde antes havia muita resistência para a discussão sobre as questões relacionadas com o uso de substâncias psicoativas, a ferramenta possibilitou uma maior aproximação entre o saber baseado no senso comum e as informações alicerçadas na ciência. 

O Álbum tornou-se um importante instrumento para se realizar uma psicoeducação, através da mudança de saberes e a introdução de novas práticas, para que a sociedade adote atitudes mais acolhedoras em relação às pessoas que utilizam substancias psicoativas, a fim de se promover o cuidado integral em saúde e a ressocialização das pessoas em situação de diferença dos padrões estabelecidos.