Escola Politecnica Joaquim Venâncio / Fiocruz

Portfólio de Práticas Inspiradoras em Atenção Psicossocial

Uso da auriculoterapia para redução de ansiedade e como tratamento auxiliar na cessação do tabagismo

Auriculoterapia como adjuvante ao controle de ansiedade e cessação do tabagismo.
Dias D'Ávila - BA
  • Campo do Saber
  • Campo de Prática
  • Público Alvo
Autores: 
Laize Maria Santos Costa; Jailma de Frias Santos
laienfermeira@gmail.com
Instituições vinculadas: 
Unidade de Saúde da Família do Entroncamento de Dias D'Ávila, Bahia. Fundação Estatal de Saúde da Família FESF/SUS; Secretaria Municipal de Saúde de Dias D'Ávila, Bahia.
Resumo afetivo: 

Estudo e uso das PICS vêm sendo amplamente estimulado na prática da saúde pública, por oferecerem um método alternativo de tratamento e por abordarem o paciente de forma holística, e tratar aspectos que geralmente os fármacos não conseguem. A auriculoterapia é uma técnica de baixo custo, que pode ser coadjuvante ao tratamento principal melhorando a resposta do mesmo, ou até mesmo um tratamento prioritário, ao longo do tempo, a fim de prolongar o efeito da terapêutica no indivíduo.

Objetivo: 

Auxiliar pacientes a cessarem o tabagismo, e diminuir a ansiedade relacionada a diminuição do uso de cigarros, através da utilização da auriculoterapia, além de ampliar o olhar para uso das PICS nos diversos problemas de saúde da população.

Passo a passo: 

Após o coquetel de apresentação da auriculoterapia, os pacientes tabagistas tiveram livre acesso ao tratamento, e dez deles, começaram a ser acompanhados semanalmente durante dez semanas. Nesse acompanhamento, além da inserção das sementes, eram discutidos os avanços entre as sessões, questionado a melhora ou piora da ansiedade e a quantidade de cigarros utilizados diariamente, para acompanhamento da eficácia do uso das sementes e mudanças ou potencialização de pontos se necessário.

Efeitos e resultados: 

Ao longo das sessões semanais, observou-se de acordo com os relatos, uma redução significativa da ansiedade em 100% dos pacientes, melhora no padrão do sono em 90% e redução significativa (em média 70%) do número de cigarros utilizados no dia.