Escola Politecnica Joaquim Venâncio / Fiocruz

Portfólio de Práticas Inspiradoras em Atenção Psicossocial

Residência Multiprofissional em Saúde da Família (PRMSF) - ENSP

Construção e desenvolvimento de um projeto político e pedagógico de formação de residentes multiprofissionais em Saúde da Familia por meio de ações coletivas em uma perspectiva transformadora e inclusiva para a atenção básica e o SUS.
Rio de Janeiro - RJ
  • Campo do Saber
  • Campo de Prática
  • Público Alvo
Autores: 
Maria Alice Pessanha de Carvalho
mariaalice.pessanhadecarvalho@gmail.com
Instituições vinculadas: 
ENSP/Fiocruz - SMS-RJ
Resumo afetivo: 

A Residência Multiprofissional em Saúde da Familia (PRMSF) tem sua origem em 2005, com o imperativo de atender às necessidades da atenção à saúde no município do Rio de Janeiro e da necessidade de contribuir para a gestão da Atenção Básica no desenvolvimento da Estratégia de Saúde da Família (ESF) em áreas urbanas e vulnerabilizadas. O programa tem como público-alvo, profissionais de nível superior da saúde como modalidade de formação especializada em serviço com a interface ensino-trabalho-cidadania. Essa Residência é uma iniciativa da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – ENSP/FIOCRUZ, constituída e desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Município do Rio de Janeiro (SMS-RJ), em 2019 expandida para a SMS de Mesquita e o Núcleo Regional do Ministério da Saúde do Rio de Janeiro (NERJ). Está voltada para formação multiprofissional em saúde como modalidade de formação especializada em serviço, sob orientação docente assistencial. Tem como objetivo formar profissionais para o SUS com ênfase na atuação na Estratégia Saúde da Família e utiliza a metodologia da construção compartilhada do conhecimento e a educação popular como eixo metodológico estruturador.

Contexto: 

Este trabalho tem o objetivo de formar trabalhadores com competências para desenvolver processo de trabalho interprofissional promovendo cuidado individual, coletivo e familiar em territórios onde a vida acontece. Essas competências visam que os profissionais formados tenham atitudes éticas transformadas em ações que ajudem a população usuária a desenvolver a cidadania. Para isto o papel social da educação e da saúde se colocam com capacidade transformadora do real em uma proposta contra hegemonica.

Motivações: 

A motivação principal foi o de ampliar a formação para a Saúde da Família na cidade do rio de Janeiro já que havia pouca oferta de trabalhadores com especializações ou residência. As motivações estavam aliados ao compromisso social da educação e da possibilidade de atuação em territórios mais vulnerabilizados para buscar desenvolver estratégias e a dignidade no cuidado as famílias.

Parcerias: 

 

O programa é desenvolvido entre da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), a Secretaria Municipal de Saúde do Município do Rio de Janeiro (SMS-RJ) e a representação do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro - Núcleo Regional (NERJ). Atualmente inclui processo de interiorização e estabeleceu parceria com a prefeitura municipal da cidade de Mesquita.

Objetivo: 

O Programa do curso foi desenhado com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências e atributos à equipe multiprofissional de saúde de nível superior (médicos, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos) para atuarem nas atividades de cuidado, supervisão e gestão junto às equipes de saúde da família com desempenhos de excelência nas áreas de competência da organização do processo de trabalho, cuidado à saúde (individual, familiar e coletivo) e nos processos de educação e formação em saúde visando a melhoria da saúde e o bem estar de pessoas individuais, suas famílias e da comunidade. A residencia foi desenhado com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências e atributos à equipe multiprofissional de saúde de nível superior (enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos e profissionais de educação física) para atuarem nas atividades de cuidado, supervisão e gestão junto às equipes de saúde da família com desempenhos de excelência nas áreas de competência da organização do processo de trabalho, cuidado à saúde (individual, familiar e coletivo) e nos processos de educação e formação em saúde visando a melhoria da saúde e o bem estar de pessoas individuais, suas famílias e da comunidade. O PRMSF também lança mão da problematização como método orientador. Neste método, o aluno/residente deve ter a capacidade de detectar os problemas reais e buscar soluções adequadas, originais e criativas, bem como apropriadas à realidade onde estão sendo empregadas. O referido método considera o estudo como um ato intencional, consciente, metódico, organizado e dirigido no sentido de resolver problemas.

Passo a passo: 

A PRMSF foi estruturado com base nas matrizes teórico-metodológicas que têm como princípio a formação de profissionais reflexivos. O conhecimento, por sua vez, não é aqui considerado um conjunto de verdades prontas e escolhidas pelo professor, mas sim construído significativamente a partir da intervenção na realidade concreta da prática profissional. O programa não é organizado em disciplinas, mas sim em unidades de aprendizagem e estas se configuram como um de conjunto limitado de saberes, práticas e conhecimentos, afetos a um determinado campo de atuação profissional. Unidade I – Conversas sobre a Estratégia Saúde da Família, Unidade II – Identificação de potencialidades e necessidades, Unidade III – Análise de dados: epidemiologia na saúde da família, Unidade IV – Planejamento e gestão do cuidado na atenção básica, Unidade V – Monitoramento e avaliação na atenção básica. Após o termino de cada unidade de aprendizagem é realizado um seminário de síntese que possibilita a sistematização dos conceitos e conhecimentos construídos em cada unidade. Este serve como instrumento para facilitar o aprendizado do conteúdo sistematizado em conteúdo significativo para o aprendiz. Um dos recursos utilizados é o diário reflexivo (DR) que possibilita a reflexão sobre a prática e também ajuda a coordenação e os docentes do curso a identificar como se processa o desenvolvimento dos desempenhos a partir dos próprios sujeitos da aprendizagem - os residentes. Os diários reflexivos permitem aos alunos uma reflexão dialógica sobre o observado e o vivido no contexto real das práticas. Os alunos são estimulados a reconhecer a auto-implicação com a própria aprendizagem registrando diariamente o processo, a análise, e a síntese sobre as situações processadas, correlacionando o desenvolvimento de novas capacidades ao perfil de competência. Um dos grandes desafios é a construção da competência narrativa: conjunto de habilidades requeridas para reconhecer, absorver, interpretar e se mobilizar emocionalmente pelas histórias que se ouve ou lê. Esta sistematização é realizada por meio de uma outra estratégia pedagógica, os mapas conceituais. mapas conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. A proposta de trabalho por meio de mapas conceituais está baseada na idéia fundamental da psicologia cognitiva que estabelece que a aprendizagem ocorre por assimilação de novos conceitos e proposições na estrutura cognitiva do aprendiz.

Efeitos e resultados: 

Avaliando os quinze anos de experiência de desenvolvimento deste programa, tendo por base o próprio método pedagógico tivemos a possibilidade de, a partir da reflexão da realidade vivenciada pelos residentes na prática e nas atividades teóricas, realizar modificações e ajustes, objetivando a melhoria constante da própria qualidade do programa, pioneiro nesta área na ENSP. As reflexões são feitas sistematicamente durante as reuniões do colegiado do curso com a possibilidade de estruturar o seu processo de aprendizagem. Assim, a construção do conhecimento reflexivo tem possibilitado a formação de profissionais capacitados para responderem às situações do trabalho e de vida. O ato de compartilhar, na vida do residente, inserido em seu processo de desenvolvimento faz parte do nosso papel de formadores e não se resume em desenvolver habilidades técnicas (é incontestável sua importância), mas estimular o pensamento, a busca pelo conhecimento, a emoção e a crítica. O pensamento crítico só é possível com o diálogo. Quanto às dificuldades, algumas são inerentes ao próprio processo de desenvolvimento e expansão da ESF em um grande centro urbano: alta rotatividade de profissionais nas equipes, profissionais formados numa lógica de assistência diferente do que se propõe a estratégia, a convivência da lógica de vários modelos de atenção no mesmo espaço e a tensão existente entre a lógica da produção e a lógica do cuidado. Novos desafios na construção de uma Política de Atenção Básica mais potente e com recursos é um dos desafios atuais. Além de buscar proporcionar o aprofundamento de bases teóricas e metodológicas presentes no campo da Saúde Pública. Em especial no que se refere à Atenção Básica em Saúde, tendo no âmbito da Gestão da Atenção Básica o seu principal foco, fornecendo subsídios a uma elaboração crítica acerca da gestão do cuidado em saúde, no diálogo entre as diferentes epistemes que circulam a produção de conhecimento da área e as práticas de gestão que se efetivam nas três esferas de governo. Construção de alternativas a desprecarização do trabalho do corpo docente-assistencial. Enfrentando a fragilidade dos vínculos empregatícios, que vem prejudicando a gestão da atenção básica e dificultando a organização do processo de trabalho.