Escola Politecnica Joaquim Venâncio / Fiocruz

Portfólio de Práticas Inspiradoras em Atenção Psicossocial

Projeto Cuca Legal : Práticas de Cuidado em Saúde Mental para Estudantes Universitários em Campos dos Goytacazes

Projeto Cuca Legal : Práticas de Cuidado em Saúde Mental para Estudantes Universitários em Campos dos Goytacazes.
Campos dos Goytacazes - RJ
  • Campo do Saber
  • Campo de Prática
  • Público Alvo
Autores: 
Alessandra de Muros Xavier; Ana Lucia Novais de Carvalho; Mayra Souza da Silva
aledemuros@hotmail.com
Instituições vinculadas: 
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Resumo afetivo: 

 

O Projeto Cuca Legal foi elaborado pela equipe de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes em parceria com a Coordenação do Curso de Psicologia a partir da crescente demanda de atendimento em Saúde Mental da comunidade acadêmica. A proposta do Projeto é desenvolver ações preventivas, através de oficinas, buscando identificar precocemente sintomas de possíveis quadros de adoecimento e/ou evitar seu agravamento. Utilizamos assim rodas de conversa, dinâmicas, vídeos a fim de propor temas de interesse. Longe de ser mais uma atividade acadêmica, o Cuca é um lugar de encontro e conversa.

Contexto: 

O Projeto Cuca Leal foi elaborado pela equipe de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes a partir da crescente demanda de atendimento em Saúde Mental da comunidade acadêmica, com queixas relativas à ansiedade, depressão e tentativas de suicídio. Além desta questão, identificamos demanda crescente de atendimento no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da UFF por parte da comunidade externa, com expressivo número de cadastros de alunos provenientes de outras instituições de nível superior. A Coordenação de Assistência Estudantil da UFF Campos vem realizando parcerias com serviços da Universidade, como o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) e com a rede SUS na área de Saúde Mental para encaminhamento dos alunos nas situações em que esses sintomas já podem ser identificados. Para além de encaminhamentos a rede de saúde, a proposta é desenvolver ciclo de palestras sobre temas relacionados à saúde mental, a fim de contribuir para prevenção de situações que promovam adoecimento emocional e/ou seu agravamento.

Motivações: 

Ao longo dos atendimentos sociais e demandas em saúde mental, identificamos que o estudantes apresentaram diversos fatores de risco que poderiam influenciar na prevalência de sintomas de adoecimento mental, tais como: Solidão; Distância da família; Questões Familiares; Rotina da Academia; Pressão Acadêmica; Permanência na universidade; Assédios; Bullying; Relação Aluno/Aluno; Relação Aluno/Professor; História de Transtorno mental na família; Uso abusivo de drogas, lícitas ou ilícitas; Lógica do “produtivismo acadêmico”; Acesso a Direitos Sociais (inclusive aos serviços de saúde).

Tornou-se fundamental compreender o significado desse sofrimento e a necessidade de desvelamento das questões de saúde que produzem a exclusão na vida universitária, identificando possíveis condicionantes sociais para tais demandas.

Parcerias: 

A UFF está localizada há 56 anos em Campos dos Goytacazes, e hoje possui 9 cursos de graduação. A equipe de Assistentes Sociais da UFF conta com apoio da Coordenação do Curso de Psicologia e de Bolsistas de Desenvolvimento Acadêmico. A rede de saúde do município também nos apoia nos casos de emergência e de acompanhamento ambulatorial.

Objetivo: 
  • Desenvolver estratégia coletiva de prevenção em saúde mental de estudantes de graduação da UFF e de outras universidades da região;
  • Prevenir riscos e a interferência do sofrimento emocional para o desempenho acadêmico e evasão escolar;
  • Contribuir com a estratégia municipal de prevenção ao suicídio.
Passo a passo: 

Para as atividades são utilizadas palestras, vivências e exibição de vídeos, realizados pelo SPA e estudantes do curso de Psicologia. A divulgação é feita por e-mail, redes sociais e cartazes, e o principais temas em abordados são: Adaptação a vida acadêmica e a saúde mental do estudante ingressante, Fatores de estresse que interferem nas relações sociais e no desenvolvimento acadêmico, Ansiedade e Depressão – Fatores de risco para saúde mental, Uso abusivo de medicamentos controlados e outras drogas, Relacionamentos Abusivos, Suicídio e Assédio Moral.

Efeitos e resultados: 

O Projeto Cuca Legal vem alcançando grande adesão e reconhecimento por parte dos alunos. As demandas por atendimento, acolhimento e escuta aumentam a cada dia. Recebemos diversas denuncias sobre assédio moral, e pedidos de apoio para atendimento. Acolhimento e escuta empática são fatores fundamentais no projeto, assim como a construção de uma rede psicossocial de proteção ao estudante.