Escola Politecnica Joaquim Venâncio / Fiocruz

Portfólio de Práticas Inspiradoras em Atenção Psicossocial

Os efeitos benéficos da roda de terapia comunitária no município de Volta Redonda – RJ

A roda de terapia comunitária integrativa como remédio, efeitos benéficos da TCI em Volta Redonda-RJ.
Volta Redonda - RJ
  • Campo do Saber
  • Campo de Prática
  • Público Alvo
Autores: 
Beatriz Goulart de Oliveira; Bruno Moreno; Marson Montagnani; Naiany Campos Rego; Sílvia Mello dos Santos
silviamello30@hotmail.com; beatrizgo2@msn.com
Instituições vinculadas: 
UniFoa, SMS Volta Redonda 
Resumo afetivo: 

A roda de terapia comunitária (TC) vem se consolidando como uma estratégia de promoção da saúde mental e prevenção de doenças. O interesse por pesquisar seus efeitos benéficos surgiu a partir do acompanhamento de consultas médicas, cuja muitas das vezes o único avanço advinha da inserção dos pacientes em uma roda de terapia. Foram coletados os dados de 29 pessoas de cunho aleatório, que já frequentaram alguma RT entre 2016 e 2018, através de um questionário semiestruturado, com questões abertas e fechadas. Este trabalho aborda o sofrimento humano e seus efeitos sobre a saúde e a importância da Roda de Terapia Comunitária como alternativa terapêutica valorizando o saber popular e a resiliência. Uma alternativa de baixo custo e que mostramos nesta pesquisa ser altamente eficaz e resolutiva. Mesmo integrando o Caderno de Atenção Básica desde 2008, A ESF ainda corresponde a uma parcela pequena (41,4%) do serviço que referencia o usuário para a TCI. Das 19 pessoas que tinham histórico de uso de psicotrópicos, 57,9% conseguiu diminuir a frequência ou a dose das suas medicações, sendo que desses 21,05% pararam totalmente, outras 21,05% cessaram o uso de pelo menos uma das medicações prescritas. Dada a baixa proporção de encaminhamentos para a TCI feitos pela ESF é notório a necessidade de se investir na capacitação de novos terapeutas comunitários dentre os profissionais que atuam no cenário da atenção básica de saúde pois somente promovendo o conhecimento acerca dos benefícios da Roda e ampliando a rede de terapeutas conseguiremos ter esse recurso como uma indicação médica mais rotineira dentro da APS. Tendo em vista os resultados alcançados, recomenda-se a utilização da TCI, como tecnologia de cuidado na rede de atenção básica, pois ela representa uma importante ferramenta de apoio a saúde, de baixo custo e grande eficácia e benefícios inesgotáveis.

Contexto: 

Esta pesquisa trata-se de um estudo avaliativo, transversal e observacional, representativo da população usuária dos serviços de TC na atenção básica do município de Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro. Essa avaliação se baseia em padrões subjetivos, implicando a percepção de ordem cognitiva e afetiva do usuário, engajadas em um processo comparativo entre a experiência vivida e critérios subjetivos do usuário. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário semi estruturado, foram coletados os dados de pessoas que já frequentaram RT entre 2016 e 2018 nos grupos: academia da saúde do bairro Vila Brasília e zoológico; A escolha dos entrevistados foi de cunho aleatório, de acordo com a casualidade da frequência da RT e contato por telefone com questões abertas e fechadas, versando sobre o tema em questão e seus desdobramentos biopsicossociais, deixando o usuário a vontade para levantar qualquer questão outra que não esteja inicialmente inclusa no questionário inicial, assim se visa extrair na percepção do usuário os aspectos positivos em sua saúde e hábitos de vida antes e depois de iniciar os grupos de roda de terapia. 

 

Motivações: 

O interesse por pesquisar os efeitos terapêuticos da Roda de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) deram-se a partir do acompanhamento de consultas médicas na Unidade de Saúde do bairro Vila Brasília, cuja muitas das vezes a única melhora obtida advinha da participação dos pacientes em RT. Ouvíamos relatos de pessoas que pararam de tomar medicações psicotrópicas ou diminuíram sua necessidade, melhoraram os sintomas da depressão, começaram a aderir às orientações terapêuticas outrora negligenciadas ou se sentiam mais fortes para encarar seus problemas de ordem pessoal. Ao frequentar as primeiras rodas, essas reuniões, instigaram os autores o anseio de conhecer mais e investigar a efetividade do tratamento dos Pacientes que têm participado dessas rodas de TCI. 

Parcerias: 

A instituição responsável foi a Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda e o Centro Universitário de Volta Redonda-UniFoa.

Objetivo: 
  • Comprovar a eficácia terapêutica da roda de terapia comunitária a través dos dados recolhidos nesta pesquisa realizada no município de Volta Redonda – RJ - Brasil;
  • Analisar os efeitos benéficos influenciados pela roda da terapia comunitária na população de Volta Redonda – RJ - Brasil. 
Passo a passo: 

Esta pesquisa trata-se de um estudo avaliativo, transversal e observacional, representativo da população usuária dos serviços de TC na atenção básica do município de Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro. Essa avaliação se baseia em padrões subjetivos, implicando a percepção de ordem cognitiva e afetiva do usuário, engajadas em um processo comparativo entre a experiência vivida e critérios subjetivos do usuário. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário semi estruturado, foram coletados os dados de pessoas que já frequentaram RT entre 2016 e 2018 nos grupos: academia da saúde do bairro vila Brasília e zoológico; A escolha dos entrevistados foi de cunho aleatório, de acordo com a casualidade da frequência da RT e contato por telefone com questões abertas e fechadas, versando sobre o tema em questão e seus desdobramentos biopsicossociais, deixando o usuário a vontade para levantar qualquer questão outra que não esteja inicialmente inclusa no questionário inicial, assim se visa extrair na percepção do usuário os aspectos positivos em sua saúde e hábitos de vida antes e depois de iniciar os grupos de roda de terapia. 

Efeitos e resultados: 

Dos resultados obtidos, foram entrevistados 29 participantes. Desse grupo de 19 pessoas que foram analisadas possuíam um histórico medicamentoso, 57,9% conseguiu diminuir a frequência ou a dose das suas medicações, sendo que desses 21,05% pararam totalmente, outras 21,05% cessaram o uso de pelo menos uma das medicações prescritas. 93,1% das pessoas disseram haver tido efeitos positivos em sua vida e quando se perguntou quais efeitos foram esses tivemos como exemplos: 31,03% melhoraram a depressão, 27,58% melhoraram a insônia e 24,13%melhoraram seus níveis pressóricos. O resultado desse trabalho pressupõe que a TC tem efeitos positivos sobre a saúde, o estilo e modo de vida das pessoas, prova que a saúde não é apenas a ausência da doença, e deve ser analisada integralmente pelos profissionais da atenção básica. A RT mostrou-se eficaz na desmedicalização, no controle de doenças crônicas e no equilíbrio do bem-estar psíquico individual dessas pessoas. A aplicabilidade da Roda de Terapia Comunitária a mais unidades básicas de saúde e a mais municípios, vem como sugestão dos autores deste trabalho. Foram comprovados nestes resultados a eficácia terapêutica e a visão de saúde de forma integral pelos usuários e profissionais de saúde envolvidos. A RT representa uma importante ferramenta de apoio a saúde da população, de baixo custo e resultados surpreendentes. Portanto a formação de mais terapeutas comunitários será necessária para pôr em prática as sugestões propostas além da divulgação dos resultados analisados deste trabalho.