Escola Politecnica Joaquim Venâncio / Fiocruz

Portfólio de Práticas Inspiradoras em Atenção Psicossocial

Momento de Cuidar - Projeto Itinerante em Saúde do Trabalhador

Os espaços coletivos de trabalhadores contribuem para ampliar os espaços de troca, convívio e auto cuidado possibilitando novas perspectivas e invenções para dar conta do cotidiano de trabalho, o Momento de Cuidar possibilitou abrir esses espaços em ano de Pandemia.
Juatuba - MG
  • Campo do Saber
  • Campo de Prática
  • Público Alvo
Autores: 
Maria Aparecida Fonseca do Amaral; Amélia Augusta da Silva; Juliana Lilian Pereira da Silva; Lilian Lins Teixeira; Annymarry Andrade Santos; Débora Camilla Espírito Santo Silva
cida.amaral@ymail.com
Instituições vinculadas: 
Prática realizada em 13 Unidades Básicas e 1 Pronto Atendimento da Rede SUS - Secretaria Municipal de Juatuba - MG
Resumo afetivo: 

O Projeto itinerante percorreu 13 unidades de saúde e o Pronto Atendimento Municipal. O "Momento de Cuidar" foi formatado em 5 módulos de atividades desenvolvidas por diferentes profissionais do NASF, a saber: Práticas formais e informais de atenção plena (Terapeuta ocupacional), Trabalho em equipe e relaxamento (Fisioterapeuta), Ginástica laboral (Educadora Física), Reflexões sobre o Eu e a equipe de trabalho (Psicóloga) e Nutrição em atividade online (Nutricionista). Ao finalizarmos esses módulos, realizamos um feedback com trabalhadores de cada unidade de saúde que, para além dos pontos fortes específicos de cada módulo, apontavam:

  • Importância desse projeto como ação de atenção da gestão para com os trabalhadores da saúde especialmente nesse ano de pandemia,
  • Maior aproximação com as equipes,
  • Favorecimento da interação entre membros da equipe,
  • Oportunidade de ouvir demandas da saúde mental dos trabalhadores e trabalhar algumas questões na equipe,
  • Favorecimento do sentimento de pertencer a Rede SUS Juatuba, uma vez que o Projeto Momento de Cuidar foi itinerante e os profissionais desenvolveram as mesmas atividades nas 13 unidades e PAM.

Para a equipe que planejou e executou o projeto, o trabalho desenvolvido foi de uma preciosidade própria a tempos desafiadores. Uma travessia que propusemos acompanhar através de encontros que possibilite minimizar o estresse da linha de frente.

Contexto: 

Na linha de frente da Rede SUS Juatuba temos 13 unidades básicas de saúde e 1 pronto-atendimento que vivenciaram, devido a pandemia, uma sobrecarga de trabalho e um nível de incertezas que visivelmente contribuíram para o aumento do estresse dos trabalhadores. Diante da crescente situação de estresse no 2º semestre de 2020, a secretária de saúde criou um grupo de trabalho com profissionais atuantes no NASF para formatar e conduzir ações afim de criar espaços coletivos de pausa e auto-cuidado; proporcionar orientações e trocas do saber/experiência sobre saúde no trabalho; desenvolver atividades de promoção da saúde e prevenção de adoecimento em abordagem variada.

Motivações: 

A proposta de desenvolvimento de atividades coletivas com trabalhadores do SUS Juatuba está ancorada na demanda de trabalhadores da saúde, no desejo da gestão em promover saúde, prevenir adoecimentos e de atravessarmos juntos, mais próximos, esse momento de estresse, preocupação e isolamento que a pandemia nos impôs.

Parcerias: 

O Projeto Momento de Cuidar foi construído coletivamente pela gestão e profissionais do Nasf do SUS Juatuba. Como projeto itinerante, conta com apoio eventual de outras secretarias do município, especialmente, secretaria de comunicação.

Objetivo: 
  • Criar espaços coletivos de pausa e auto-cuidado;
  • Proporcionar orientações e trocas do saber/experiência sobre saúde no trabalho;
  • Desenvolver atividades de promoção da saúde e prevenção de adoecimento em abordagem variada;
     
Passo a passo: 

Formato:
1. Chá das 3! Encontros com trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) com atividades de relaxamento, ginástica laboral, técnicas de gerenciamento de estresse, orientação nutricional dentre outras.
2. Chá das 5! Encontros com trabalhadores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com atividades de relaxamento, ginástica laboral, técnicas de gerenciamento de estresse, orientação nutricional dentre outras.

Módulo I- Trabalho em Equipe e Relaxamento (condução: Fisioterapeuta)
- Dinâmica sobre o que é e os perigos de um trabalho em equipe -é entregue um chaveiro com formato de tijolo, onde há uma qualidade sobre ser equipe (Ex: União), é falado que a equipe que vamos abordar é a construção de um muro, então é apresentado 5 imagens de muros (um muro com base e outro sem base iniciando a construção, outro muro mal feito, outro muito bem feito, muro bem feito mas quebrado por alguém) a equipe é levada a discutir sobre as imagens apresentadas e até se identificam a determinadas imagens, no fim cada um lê o que está em seu tijolo, enfatizando o que uma equipe precisa (ex: União, Compreensão, Cooperação, amizade, e etc...). Obs: O chaveirinho de tijolo fica de lembrança.
- Alongamentos globais- realizo dentro de 15 a 20 minutos uma série de alongamentos de forma global, com música relaxante, uso de colchonetes, bola suíça para promover um relaxamento geral.
- Lanche oferecido para finalização.Conclusão: tenho observado grande satisfação dos trabalhadores, boa participação, aproveitamento para confraternizarem e identificarem pontos bons e que deve-se melhorar.

Módulo II: Práticas Formais e Informais de atenção Plena (condução; Terapeuta Ocupacional):
- A prática formal compreende o aprendizado da respiração consciente, percepção do espaço mental e meditação ativa através da vocalização de vogais (base antroposófica). A prática informal busca desenvolver a atenção plena através das atividades corriqueiras como higienização das mãos, alimentar-se, banhar-se, dentre outras, favorecendo a saída do automatismo e da aceleração de pensamento.
- Finalizamos com a técnica da maçaneta ou P.R.O.A – Pare, Respire, Observe, Avante: distribuição de cartão com lembrete do PROA.
- Tomamos o Chá das 3! se estivermos na UBS ou Chá das 5!, se estivemos no PAM, momento de trocas descontraídas!

Módulo III: Ginástica laboral (condução: educadora física)
- Dinâmica: Ilha do Tesouro
O objetivo de motivar e melhorar o trabalho em equipe, onde os participantes devem formar duplas e cada dupla recebe um jornal de um lado da sala e do outro vai ter um jornal com o brinde “ chocolates” quem chegar do outro lado da sala sem rasgar o jornal e sem pisar fora dele ganha o tesouro “ chocolates”. A finalidade aqui não é apenas comer chocolates, mas, para que a dupla alcance o destino final, é necessário um bom trabalho em equipe.
O segredo dessa atividade é que só é possível chegar à “ilha” se uma dupla convidar a outra para subir em sua folha de jornal, e, depois, pegar a folha vazia e colocá-la adiante. E, assim, sucessivamente, até ambas alcançarem o prêmio.
- Meditação Guiada
A meditação guiada é uma prática que tem o objetivo de ajudar pessoas a alcançarem o equilíbrio físico e mental através do relaxamento profundo. No entanto, diferentemente dos outros tipos de meditação, nesse caso há o acompanhamento de um guia, que estimula a concentração do praticante. Nesta atividade a meditação guiada tem uma duração de 4 a 5 minutos, com o intuito de relaxar e desconectar do ambiente de trabalho, além de incentivar a pratica diária. - Lanche oferecido para finalizar

Módulo IV: Reflexões sobre o Eu e a equipe de trabalho (Condução: Psicóloga)
- A dinâmica intitulada “Brincadeira do Bendizer”, foi desenvolvida comunicando aos participantes que objetivo era proporcionar um momento de descontração, mas que ainda assim não desconsiderava a possibilidade que os conteúdos coletados pudessem contribuir para a construção de elaboração e implicação por um processo de significação pessoal.
Desse modo, com os participantes sentados em formato circular, foi solicitado que confeccionassem um envelope com material fornecido e registrassem seu nome, em seguida receberam etiquetas correspondentes ao número de participantes. A primeira instrução designava que cada participante registrassem um bendizer pessoal. Cabe destacar, que em todas as unidades foi percebido o desconforto dos participantes nesse momento, tais como questionamentos sobre o conteúdo, dificuldade de reconhecer habilidades e potencialidades dentre outras questões de ordem pessoal. A seguir, os envelopes circularam no grupo, conforme comando do moderador, de modo que todos os participantes escrevessem um bendizer para todo o grupo. Nessa fase foram percebidos questionamentos sobre o objetivo e em certa medida, um comportamento apreensivo direcionado a possibilidade de, em outro momento, a necessidade de apontar características ou pontos negativos a serem trabalhados em outro participante. Por fim, foi proposta uma roda de conversa para compartilhar os conteúdos recebidos e análise pessoal da participação na atividade. De modo geral, os participantes ressaltaram satisfação ao perceberem suas potencialidades reconhecidas pelo grupo e ponderações de ordem pessoal. Ao final da atividade foram apresentadas reflexões como quais as potencialidades da equipe e, por conseguinte, quais aspectos poderiam ser desenvolvidos. Numa outra perspectiva, reflexões sobre elementos das esferas individual/coletiva e pessoal/profissional bem como questões relacionadas à rotina laboral como julgamentos, comunicação assertiva, relacionamentos e desafios cotidianos.
Dado o exposto, considera-se que atividade desenvolvida contribuiu para reflexões de ordem pessoal e coletiva, assim como um momento propício para que os participantes refletissem sobre a função psíquica do trabalho, relacionamento interpessoal e a importância da busca por cuidados em relação à saúde mental.

 

Efeitos e resultados: 

Ao final dessa primeira itinerância dos 4 módulos, realizamos um processo de feedback que continha os seguintes itens: Participação, Relevância temática, Pontos Fortes, Pontos Fracos e Sugestões.

1 - Participação

Verifica-se, a partir dos dados, boa regularidade no trabalho desenvolvido, uma vez que a variação de número de participantes nos módulos presenciais foram pouco significativas. O Módulo de Nutrição foi realizado via mensagens de aplicativo encaminhadas através de grupos de trabalho com baixo índice de participação (atividade Online).
Os módulos de Atenção Plena e Trabalho em equipe tiveram maior índice de participação, seguido por atividades de Reflexões do eu e equipe.
Os dados mostram que as atividades presenciais contaram com satisfatória participação dos trabalhadores das unidades, entretanto, nas sugestões, observa-se o registro de ausência de participação de profissionais médicos e enfermeiras em algumas unidades.

2 – Relevância temática

Os dados mostram correlação entre a participação e relevância temática, o que deve ser considerado especialmente na atividade Online de Nutrição com pouca participação e, consequentemente, foi considerada de alta relevância por apenas dois participantes. Esta atividade apresentou falha na comunicação conforme apresentado nos dados referentes a Pontos fracos do Módulo Nutrição.
O Módulo Práticas formais e informais de Atenção Plena mostrou muitas variações quanto a relevância temática, sugerindo alguma instabilidade na condução do trabalho; seguida de alguma instabilidade pelo Módulo de Atividade em equipe e relaxamento.
O Módulo Reflexões sobre o Eu e a Equipe de trabalho foi considerada de alta relevância, sem nenhuma instabilidade quanto à relevância temática. O Módulo de Ginástica laboral, embora não tenha abrangido todas as unidades, foi considerado de alta relevância nas unidades em que foi avaliado, também sem nenhuma instabilidade.

3 - Pontos fortes, Pontos Fracos e Sugestões:

3.1 Módulo Nutrição:
Verifica-se fragilidades na condução e participação no Modulo Nutrição por ser atividade online sem acompanhamento ou melhor comunicação sobre objetivos e pertinência ao Projeto Momento de Cuidar. A atividade tem como ponto fortes qualidade de vida e incentivo a hábitos saudáveis, sugerindo retificações e reformulação no formato e/ou condução.

3.2 Módulo Prática formal e informal de Atenção plena:
Os pontos fracos dizem respeito às dificuldades próprias do projeto, não estando diretamente vinculados ao formato ou condução da atividade, mas à estruturação própria do Projeto Momento de Cuidar que se realizou na unidade básica, durante 60 minutos e com algumas dificuldades de logística. Os pontos fortes apontam para alcance dos objetivos estabelecidos para o módulo.

3.3 Módulo Trabalho em equipe/relaxamento:
Os pontos fracos apontam para a ausência de profissionais médicos e enfermeiros em algumas unidades, o que demonstra coerência/consequencia com o tema específico de se pensar a constituição da equipe naquela unidade. Os pontos fortes apontam para o alcance dos objetivos estabelecidos para o módulo.

3.4 Módulo Ginástica laboral:
Os pontos fracos dizem respeito à estrutura do Projeto como já verificado anteriormente na avaliação de outros módulos. Os pontos fortes mostram o alcance do objetivo, podendo verificar alto índice de relaxamento.

3.5 Módulo Reflexões sobre o eu e a equipe:
O ponto fraco diz respeito à estrutura do Projeto como já verificado anteriormente na avaliação de outros módulos, especificamente pela categoria Pouco Tempo (60 minutos). Os pontos fortes mostram o alcance do objetivo, podendo verificar maior índice na valorização pessoal e da equipe.

3.6 Sugestões:
As sugestões confirmam a importância do Projeto Momento de cuidar para os trabalhadores do SUS Juatuba. Cerca de 83% dos participantes sugerem continuidade do Projeto com mais tempo para os encontros e mais frequência. Outros perfazem 17%: Projeto de grande valia, Melhora da interação da equipe, Relaxamento.