- Campo do Saber
- Campo de Prática
- Público Alvo
A experiência de trabalho, que eu sempre busquei seguir é, a de dar o meu melhor, independente do tempo que eu tenha a oferecer, e da posição em que eu me encontre, isto me faz amar cada tarefa. Hoje estou coordenadora geral, amanhã posso estar na produção, ou no atelier de artes, não importa, o que importa mesmo é que faço parte desta "Construção"... que estamos juntos aprendendo sempre. Não há garantias de que as minhas escolhas serão perfeitas, mas, serão o melhor que pude fazer naquele contexto. É muito bom saber que se tem uma causa para se lutar, que a vida não pode ser levada de arrasto e que é preciso pensar e agir com empatia. O ambiente de trabalho precisa ser solidário, isto faz bem para nossa saúde física e mental. Perceber que todos nós temos limitações, mas que tentamos vencer a nós mesmos, que precisamos de atenção sim, e não de pena! Meu desejo é que nosso trabalho, nossos produtos, sejam cada dia mais conhecidos pela qualidade e pelo poder da mensagem, que possa transmitir e tocar quem os compra e quem os recebe como presente.
Estou como Coordenadora Geral na ACON há um ano, nossa estrutura é horizontal, e ela se divide em: Coordenação Geral, Coordenação de Produção, Coordenação de Finanças, Coordenação de Artes e Coordenação de Comunicação, onde todos se inteiram de tudo e o exercício de autogestão e economia solidária, são o diferencial e o que me move. Este ano completo dois anos de gestão, com a possibilidade de reeleição, mas esta questão será discutida em Assembléia. Lá temos a liberdade de determinar nossos horários de trabalho, tudo definido em reuniões e regimento interno. Se temos liberdade, também temos deveres, pagamos nosso condomínio, Luz e outras taxas para manter nossa sede, o que muito me/nos orgulha. Estou às segundas, terças e quintas feiras a tarde, em atividades que vão desde a reunião de pauta, produção de canecas e camisetas, entre outros produtos de sublimação, principal atividade da ACON, e o planejamento para implantação do espaço de costura que será mais uma oportunidade de geração de renda. Segundas, terças, quartas e quintas feiras pela manhã, estou nas Oficinas de costura do Geração PoA, que é um centro de referência para saúde do trabalhador, vinculado a secretaria municipal de saúde, lá sou mais uma assistida que compartilha conhecimento, mas no final do mês as vendas dos produtos confeccionado por nós são divididos e transformados em cotas, que por sua vez se multiplicam pelo número de presenças. (Este sistema de partilha também se aplica à Associação Construção!) Nos outros dias e turnos, me dedico a costurar em casa fazendo consertos e ajustes para clientes particulares. Parece tudo bem determinado, só que (não!) tem ainda, as redes sociais, pedidos, cotação de preços e convites para participar de eventos, feiras e Congressos das Redes de Saúde Mental e Economia Solidária. É tudo muito dinâmico e fora do contexto normal da vida de uma costureira, que poderia estar na rotina de sua oficina de costura, mas a minha luta junto aos meus e minhas companheiros(as) de associação é gerar renda, capacitar, acolher, compartilhar experiências e por aí vai...
O que me levou a abraçar as causas da Associação, foi o fato de a nossa estrutura ser horizontal e as decisões serem discutidas em coletivo. A possibilidade de comunicar pautas importantes para nós e para trabalhadores(as), ligados ou não à saúde mental, através de nossos produtos é muito motivador.
A Associação tem compromisso com a Luta Antimanicomial, os Direitos Humanos e a Saúde do Trabalhador e nossos produtos buscam comunicar isto, e nos associamos por afinidade com diversas Redes, Coletivos e Espaços que abraçam estas causas, como é o caso da Cinemateca Capitólio e Teatro São Pedro com a parceria do Geração PoA, Rede de Comércio Justo e Solidário da FLD, Rede Ideia da AVESOL, Espaços de Feira Mensal no Instituto de Psicologia e Biblioteca da UFRGS, Loja Contraponto, espaço físico dentro do Campus/Centro da UFRGS. Studio Hair (salão de beleza), Associação Cultural Vila Flores e outros espaços que primam pela Inclusão Social, Geração de Renda, Sustentabilidade, Consumo Consciente, etc.
- Promover exercício de cidadania;
- Divulgar e promover ações de saúde, de economia solidária e geração de renda;
- Promover intercâmbios e parcerias para constituição de uma rede solidária.
A minha atuação dentro da ACON, sempre foi de uma parceria natural. O meu conhecimento e prática profissional estão à disposição das oficinas e das oportunidades de divulgar e levar a Associação Construção junto comigo, sempre. É muito gratificante, estar dentro de espaços que nos instigue a sair do lugar comum e interagir com outros segmentos profissionais que se preocupam com a saúde de uma forma geral. A nossa associação, sendo campo para residência de profissionais recém-formados nos ajuda muito. Eles(as) compartilham conhecimento técnico e nós, experiência de vida. Muito nos estimula quando recebemos visitas de companheiros(as)de CAPS de outros bairros de Porto Alegre e até mesmo de outras cidades, como é o caso do CAPS AD Passarela, da cidade de Sapucaia e do CAPS Casa do Sol em Capão da Canoa que nos convidaram para compartilhar nossa caminhada, é muito legal mesmo, sentimos que estamos no caminho certo e que não estamos sozinhos.
Ocupar os espaços que nos são oferecidos pela qualidade de nossos produtos e pela alegria de nossos associados em compartilhar nossas conquistas, é muito estimulante e me faz sentir que estamos no caminho certo. Os participantes se sentem úteis e empoderados. Aqui nos reconhecemos cidadãos.