Escola Politecnica Joaquim Venâncio / Fiocruz

Portfólio de Práticas Inspiradoras em Atenção Psicossocial

Jongo Caxambu Herdeiros D'Maria

Eu seguro sua mão na minha para que juntos possamos fazer aquilo que eu não posso fazer sozinho.
Natividade - RJ
  • Campo do Saber
  • Campo de Prática
  • Público Alvo
Autores: 
Elinalva Ramos
nallvaramos22@gmail.com
Instituições vinculadas: 
Cantinho do fiorello,Natividade Rio de Janeiro
Resumo afetivo: 

Somos um grupo que procuramos fazer o resgate e manter vivo a cultura afro brasileira.Somos independentes e sem fins lucrativos.

Contexto: 

Procuramos através da dança incentivar as pessoas a se autoreconhecerem a se amarem como são. Buscamos combater qualquer forma de preconceito e abraçar a diversidade.Fazendo com que os integrantes possam ter capacidade de ser livre para opinar sobre qualquer decisão.

Motivações: 

 A vontade de resgatar a historia de nossos ancestrais,a alegria por trás de todo o sofrimento dos negros na época da escravidão. Abordamos assuntos variados,trabalhando a liberdade de expressão de cada indivíduo. Nosso território é bem humilde,não temos uma sede propria,usamos um espaço público para os encontros.E através do amor e a força de vontade de cada integrante levamos o nosso trabalho em frente.

Parcerias: 

Não temos nenhum tipo de renda própria. Recebemos apoio da Secretaria de Bem Estar Social,temos uma diversidade muito grande dentro do grupo,tanto religioso,diversidade de gênero,de cor.Procuramos atingir todo e qualquer público possível.

Objetivo: 

Manter viva a história de nossos ancestrais,resgatar valores,transferir conhecimento,receber aprendizado.

Passo a passo: 

Fazemos ensaios,rodas de conversas,procuramos expandir ao máximo o que sabemos.

Efeitos e resultados: 

Estamos sendo bem aceitos por todos afinal a nossa dança é de origem africana,mas estamos quebrando todo e qualquer preconceito.