Escola Politecnica Joaquim Venâncio / Fiocruz

Portfólio de Práticas Inspiradoras em Atenção Psicossocial

A Ioga como atividade alternativa para promoção de saúde

A Ioga como uma prática não convencional no Sistema único de saúde e sua importante contribuição para integralidade na saúde.
Porto Alegre - RS
  • Campo do Saber
  • Campo de Prática
  • Público Alvo
Autores: 
Aline_Reser Aline Rodrigues Reser Velma Cunha Tubino Maria de Lourdes Bellinaso
japareser@gmail.com
Resumo afetivo: 

Buscando criar um vínculo entre a Unidade de Saúde e a comunidade, ofertamos a proposta das aulas de Ioga. Acreditamos na importância desta prática acontecer no âmbito da atenção primária em saúde.

A proposta deste grupo terapêutico é ofertar práticas de cuidados alternativos oferecendo bem-estar e promovendo a saúde como um todo visando a integralidade. Os desafios estão relacionados a ausência de uma política de incentivo proposta pela gestão.

No entanto, acreditamos que necessitamos de maiores estudos e incentivos para que atividades como esta possam ser realizadas em outros territórios. Entendemos que a Ioga trabalha com um conjunto de saberes que atuam em várias dimensões da vida. Estudos com grupos de praticante e não praticantes mostram que a ioga promove saúde física e psíquica. As posturas corporais, a meditação e os exercícios respiratórios em estado de presença levam a diminuição de dores, do estresse, da ansiedade, traz alegria, educa para a percepção corporal que levam aos cuidados, promove reflexão sobre questões sociais como respeito ao outro, a paz, a não violência.

Contexto: 

 O território fica localizado no Bairro Vila Nova, na Zona Sul, do município de Porto Alegre. Os serviços estão distribuídos nos territórios dos 17 Distritos Sanitários (DS), que formam as Gerências Distritais (GD). As GD são estruturas administrativas e gestoras regionais e também espaços de discussão e prática onde são operacionalizadas todas as estratégias para a atenção à saúde na esfera do SUS. Trata-se de uma Unidade de Saúde mista que pertence a GD Sul Centro Sul. A equipe é composta por profissionais com dois vínculos empregatícios diferentes e trabalha na lógica de Estratégia Saúde da Família. A população compreende aproximadamente 5500 usuários cadastrados. Há predomínio de população adulta e idosa, do sexo feminino e os principais problemas de saúde são doenças crônicas e degenerativas, problemas musculoesqueléticos e de saúde mental.

Motivações: 

A equipe desenvolve várias atividades de promoção em saúde como grupo de hipertensos e diabéticos, grupo de tabagismo, grupo de caminhada, grupo com orientações de atividades de fisioterapia. Trabalhando com a lógica da promoção em saúde e percebendo a necessidade de um grupo terapêutico e o interesse de uma profissional voluntária iniciamos as práticas de ioga. As nossas motivações e inquietações se deram por entendermos que a Ioga poderia contribuir como uma nova oferta de cuidado, uma vez que os recursos do modelo biomédico nem sempre suprem as necessidades dos usuários.

Parcerias: 

O público-alvo são os usuários pertencentes ao território da US Calábria. Os usuários são convidados a participar através das consultas individuais, nas visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde e através de cartazes informativos afixados nas dependências da Unidade de Saúde. Contamos com a parceria de uma professora com formação em Ioga que oferta seu trabalho de forma voluntária e a parceria do Centro de Tradições Gaúchas Inhanduí que empresta suas dependências para que as aulas aconteçam.

 

Objetivo: 

- Promoção da saúde através da prática de Yoga.

Passo a passo: 

As práticas de Ioga foram oferecidas semanalmente nas segundas-feiras às 14h nas dependência do CTG Inhanduí. Participam dos encontros a professora, uma agente comunitária de saúde e aproximadamente 15 praticantes. O método utilizado é Kaiut Ioga. As estruturas das aulas consistiram em:

1- Organização e limpeza prévia do espaço;

2- Recebimento dos praticantes, cada um deve trazer seus materiais: tapete, bolster e fita;

3- Momento inicial para aquietar a mente, trazendo o aluno para as sensações do corpo através do silêncio, trabalhos de respiração e visualização de imagens. (10 minutos)

4- Realizações de posturas físicas - sentados, deitados, em pé - buscando o estado presença de seu corpo e de sua mente. As posturas são adaptadas (cadeira, bolster), segundo as condições do aluno, nesta questão a presença da funcionária do posto é fundamental. (40 minutos)

5- Relaxamento deitado: dirigido, com visualização ou silêncio. (10 minutos)

6- No fechamento da aula ocorrem breves reflexões sobre a filosofia da Ioga - paz, compreensão do outro, não violência, verdade -, cuidados com a saúde, e informações sobre o cronograma da unidade de saúde.

 

Efeitos e resultados: 

A prática de Ioga proporcionou a melhora da consciência corporal, ampliando a capacidade de autopercepção dos praticantes. Alunos relatam melhoras na autoestima, na qualidade do sono, diminuição ou mesmo supressão de dores, diminuição de ansiedade, reconquista de movimentos como subir escadas, calçar seus próprios calçados, fazer as atividades domésticas. Em nossa experiência ela foi usada não somente como uma opção terapêutica para determinado sintoma ou patologia, mas também como alternativa para o estímulo e adoção de hábitos saudáveis.

Destacamos a inclusão da prática de Ioga como atividade de promoção a saúde na Atenção Primária em Saúde pois estimula o autoconhecimento e o autocuidado, envolvendo o fortalecimento da capacidade individual e coletiva, criação de vínculos solidários e fomento da autonomia preconizados pela Política Nacional de Humanização (PNH), Política Nacional de Promoção a Saúde (PNPS) e Políticas de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).

As dificuldades encontradas ao longo foram inúmeras e dentre elas destacamos: a falta de um espaço adequado e falta de recursos para aquisição de materiais. Inicialmente os encontros aconteceram no pátio da US e verificou-se que a restrição do espaço não possibilitava a realização dos movimentos propostos. Optou-se por realizar as atividades na praça em frente a US mas os extremos de temperatura, a presença de insetos e o barulho atrapalhavam a concentração dos praticantes. Assim, conseguimos a parceria do CTG que disponibilizou o espaço físico que permite a realização das práticas com maior tranquilidade. No que se refere aos recursos financeiros não há incentivo para aquisição de materiais, tampouco a contração de profissionais capacitados.

O que torna possível a existência do grupo é a participação voluntária de um membro da comunidade que, além do seu tempo, disponibilizou materiais para que a atividade aconteça.

Em alguns casos, os exercícios foram adaptados de acordo com a necessidade de cada participante. Ao longo dos meses observamos que houve desistência de alguns participantes, pois apesar de ser uma prática benéfica para a saúde muitos deles não se sentiram beneficiados.

Os efeitos e resultados da prática são muito visíveis e com o passar do tempo percebemos que os próprios participantes do grupo se dedicam com muito interesse, fazem as práticas em casa, adquiriram seus materiais de aula, buscando entender a integração corpo-mente, na prática em si.