- Campo do Saber
- Campo de Prática
- Público Alvo
As pesquisas e extensões vinculadas ao grupo de Pesquisa Cuidado e Promoção a Saúde do IFPE facilitaram no processo de reinserção social dos sujeitos em sofrimento psíquico no âmbito da territorialização da saúde mental, educação e cidadania na RAPS de Pesqueira- PE. É neste sentido que há mudanças positivas na vida dos usuários e familiares, estimulando formas autônomas de cuidado, reinserção social, redução do estigma social e oferecendo estratégias para o cuidado no cotidiano, pautadas nos pressupostos da Reforma Psiquiátrica.
Trata-se de projetos de pesquisas e extensões no âmbito do projeto de extensão “Interfaces Educação, Saúde e Cidadania: Caminhos para Inclusão dos usuários de um CAPS”, e do projeto de pesquisa "Implicações da Interdisciplinaridade para as Práticas e Estratégias de Cuidado em Saúde mental na Rede de Atenção Psicossocial", aprovado e cadastrado pela Pró-Reitoria de Extensão do IFPE, assim como pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Graduação e Inovação do IFPE, e apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Todas as intervenções foram desenvolvidas em Pesqueira- PE, realizadas por docentes e discentes do curso de bacharelado em enfermagem vinculados ao grupo de pesquisa Cuidado e Promoção da Saúde do IFPE - Campus Pesqueira.
Considerando-se que, no município de Pesqueira, o primeiro CAPS foi implantado no ano de 2013, proporcionando a ampliação das ações de atenção à Saúde mental, fazia-se necessário compreender como se estruturaram as relações de referência e contra-referência com os demais serviços que compõe a rede de saúde loco regional, desde o nível primário até o nível terciário de saúde.
O IFPE Campus Pesqueira dispõe de convênio de cooperação técnico-educacional com a Prefeitura Municipal de Pesqueira, o que implicou na viabilidade jurídico-institucional dos presentes projetos.
- Analisar os conhecimentos, concepções e práticas de Cuidado à saúde mental desenvolvidas por familiares e comunidade;
- Descrever o processo de reinserção social dos sujeitos em sofrimento psíquico no âmbito da territorialização da saúde mental, educação e cidadania na RAPS de Pesqueira- PE;
- Analisar as práticas e estratégias de cuidado desenvolvidas pelos cuidadores aos usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), com ênfase na autonomia dos usuários;
- Analisar as práticas de acolhimento aos usuários com adoecimento mental realizadas por profissionais de saúde da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
O projeto foi realizado por discentes e docentes do IFPE, Campus Pesqueira, tendo como público-alvo estudantes do ensino médio de uma escola de referência do município de Pesqueira-PE; foram desenvolvidas intervenções educativas sobre estigmas dirigidos aos portadores de transtorno mental. No sentido das pesquisas, com os profissionais da RAPS, familiares e usuários, foi utilizada a técnica de observação participante e entrevista semiestruturada. As atividades foram realizadas entre os anos de 2017 a 2019. A análise dos conteúdos dos questionários semiestruturados foi operacionalizada através do software para análise qualitativa ATLAS.ti 8. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE), Recife-PE, mediante parecer 1.803.905 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) 56546216.0.0000.5195; foi aplicado o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE).
Identificou-se a existência de estigmas dirigidos aos sujeitos em sofrimento psíquico e seus familiares, e que a RAPS estava em processo de consolidação, devido a recente implementação do CAPS em 2013. O processo de pesquisa e extensão na RAPS e escolas iniciou-se a partir de intervenções educativas nos bairros que possuíam maior quantitativo de moradores com transtornos mentais, potencializando o processo de reinserção social, constatadas nos dados das pesquisas e extensões concluídas.