Escola Politecnica Joaquim Venâncio / Fiocruz

Portfólio de Práticas Inspiradoras em Atenção Psicossocial

A influência da pesquisa e extensão para consolidação da rede de atenção psicossocial: relato de experiência

Implicações da Interdisciplinaridade para as Práticas e Estratégias de Cuidado em Saúde mental na Rede de Atenção Psicossocial
Pesqueira - PE
  • Campo do Saber
  • Campo de Prática
  • Público Alvo
Autores: 
Dária Catarina Silva Santos; Valquiria Farias Bezerra Barbosa; Iandra Rodrigues da Silva Silvana Cavalcanti dos Santos Ana Carla Silva Alexandre Cênia Gabrielle Oliveira de Barros Shimmeny Hilka Vasconcelos Ferreira Cleomarcos Gomes Lima July Polyana de Souza Simões Robervam de Moura Pedroza
daria.catarina@outlook.com
Instituições vinculadas: 
IFPE Campus Pesqueira
Resumo afetivo: 

As pesquisas e extensões vinculadas ao grupo de Pesquisa Cuidado e Promoção a Saúde do IFPE facilitaram no processo de reinserção social dos sujeitos em sofrimento psíquico no âmbito da territorialização da saúde mental, educação e cidadania na RAPS de Pesqueira- PE. É neste sentido que há mudanças positivas na vida dos usuários e familiares, estimulando formas autônomas de cuidado, reinserção social, redução do estigma social e oferecendo estratégias para o cuidado no cotidiano, pautadas nos pressupostos da Reforma Psiquiátrica.

Contexto: 

Trata-se de projetos de pesquisas e extensões no âmbito do projeto de extensão “Interfaces Educação, Saúde e Cidadania: Caminhos para Inclusão dos usuários de um CAPS”, e do projeto de pesquisa "Implicações da Interdisciplinaridade para as Práticas e Estratégias de Cuidado em Saúde mental na Rede de Atenção Psicossocial", aprovado e cadastrado pela Pró-Reitoria de Extensão do IFPE, assim como pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Graduação e Inovação do IFPE, e apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Todas as intervenções foram desenvolvidas em Pesqueira- PE, realizadas por docentes e discentes do curso de bacharelado em enfermagem vinculados ao grupo de pesquisa Cuidado e Promoção da Saúde do IFPE - Campus Pesqueira.

Motivações: 

Considerando-se que, no município de Pesqueira, o primeiro CAPS foi implantado no ano de 2013, proporcionando a ampliação das ações de atenção à Saúde mental, fazia-se necessário compreender como se estruturaram as relações de referência e contra-referência com os demais serviços que compõe a rede de saúde loco regional, desde o nível primário até o nível terciário de saúde.

Parcerias: 

O IFPE Campus Pesqueira dispõe de convênio de cooperação técnico-educacional com a Prefeitura Municipal de Pesqueira, o que implicou na viabilidade jurídico-institucional dos presentes projetos.

 

Objetivo: 
  • Analisar os conhecimentos, concepções e práticas de Cuidado à saúde mental desenvolvidas por familiares e comunidade;
  • Descrever o processo de reinserção social dos sujeitos em sofrimento psíquico no âmbito da territorialização da saúde mental, educação e cidadania na RAPS de Pesqueira- PE;
  • Analisar as práticas e estratégias de cuidado desenvolvidas pelos cuidadores aos usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), com ênfase na autonomia dos usuários;
  • Analisar as práticas de acolhimento aos usuários com adoecimento mental realizadas por profissionais de saúde da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

 

Passo a passo: 

O projeto foi realizado por discentes e docentes do IFPE, Campus Pesqueira, tendo como público-alvo estudantes do ensino médio de uma escola de referência do município de Pesqueira-PE; foram desenvolvidas intervenções educativas sobre estigmas dirigidos aos portadores de transtorno mental. No sentido das pesquisas, com os profissionais da RAPS, familiares e usuários, foi utilizada a técnica de observação participante e entrevista semiestruturada. As atividades foram realizadas entre os anos de 2017 a 2019. A análise dos conteúdos dos questionários semiestruturados foi operacionalizada através do software para análise qualitativa ATLAS.ti 8. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE), Recife-PE, mediante parecer 1.803.905 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) 56546216.0.0000.5195; foi aplicado o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE).

Efeitos e resultados: 

Identificou-se a existência de estigmas dirigidos aos sujeitos em sofrimento psíquico e seus familiares, e que a RAPS estava em processo de consolidação, devido a recente implementação do CAPS em 2013. O processo de pesquisa e extensão na RAPS e escolas iniciou-se a partir de intervenções educativas nos bairros que possuíam maior quantitativo de moradores com transtornos mentais, potencializando o processo de reinserção social, constatadas nos dados das pesquisas e extensões concluídas.