Escola Politecnica Joaquim Venâncio / Fiocruz

Portfólio de Práticas Inspiradoras em Atenção Psicossocial

Grupo Livremente: uma experiência de cuidado

"A vida só é digna de ser vivida, quando se faz alguma coisa pela vida. Em vida." Adolpho Bloch
Piraúba - MG
  • Campo do Saber
  • Campo de Prática
  • Público Alvo
Autores: 
Rosângela de Carvalho Reis Gravina; Amanda Vecchi Álvares Vieira; Simone Aparecida de Sá Pinheiro; Juliana Ribeiro Travassos; Manoel Silva Cordeiro Junior; Jardel de Oliveira; Renata Evangelista
nasfpirauba@yahoo.com
Instituições vinculadas: 
Prefeitura Municipal de Piraúba/MG Espaço comunitário de oficinas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vovó Mariana no bairro São Sebastião
Resumo afetivo: 

Percebemos que nosso trabalho é igual de “formiguinha”, onde temos que pensar em todas as possibilidades, se acharmos que aquela proposta de cuidado não foi ideal para aquele usuário, temos que repensar e criar um novo caminho , pois os desafios são muitos: as recaídas, manter a motivação dos usuários e dos profissionais envolvidos e o apoio familiar e é necessário muita paciência e coragem para persistir. Mas, construímos grandes afetos, o vínculo entre a equipe e os usuários e a família, o reconhecimento do cuidado e o aprendizado. Dificuldades? Sempre teremos. Lidar com o julgamento e recursos insuficientes. Mas nossa alegria é a satisfação dos usuários em ser acolhidos pela equipe e a importância que o projeto tem na vida deles proporcionando momentos de lazer e cuidados em saúde.

Contexto: 

Nosso projeto visa resgatar os direitos das pessoas com transtorno mentais e usuários de álcool e outras drogas no acompanhamento em saúde no seu território com liberdade de ir e vir e ser reconhecido na sociedade onde vive. Criando novas perspectivas e oportunidades, seja na sociedade ou na vida em família, e sensibilizando os gestores na estruturação da rede de atenção à saúde mental e fortalecimento de vínculos.

 

Motivações: 

Sabendo da pouca aderência do publico masculino ao tratamento de saúde nas Unidades Básicas Saúde (UBS), e que na cidade de Piraúba/MG, existe uma grande demanda de usuários de álcool e outras drogas, bem como pessoas com sofrimento e transtornos mentais, que frequentam, ou, já tiveeram alta do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que não davam continuidade ao tratamento no território e não criavam vínculo com a Estratégia de Saúde da Família (ESF), foi criado então o projeto livremente na intenção de fortalecer o vínculo entre o usuário e as equipes de saúde (ESF e NASF) podendo assim dar um maior apoio para usuários e suas famílias.

Atendemos as 4 UBS do município com suporte das equipes, realizamos reuniões de matriciamento em todas as UBS mensalmente no intuito de planejar um projeto terapêutico singular para cada usuário de saúde mental e álcool e outras drogas.

O que nos motiva é a assiduidade dos participantes, a confiança depositada na equipe e o vínculo criado.

Nossas inquietações são as lutas contra as recaídas, o preconceito da sociedade, a falta do interesse familiar em ajudar, tornando assim o tratamento mais difícil e também a resistência de algumas pessoas das equipes.

Parcerias: 

O grupo LivreMENTE é coordenado pela equipe do NASF-AB (uma psicóloga, uma assistente social, uma educadora física e uma nutricionista) juntamente com dois agentes comunitários de saúde que planejam juntos as atividades que serão desenvolvidas.

O público alvo são os usuários do sexo masculino (jovens, adultos e idosos) com sofrimento, transtorno mental ou com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas que buscam um suporte em saúde e também as famílias destes usuários.

O convite para participar do grupo livremente é realizado através dos agentes comunitários de saúde que percebem usuários com este perfil, quando solicitado pela família, livre demanda do usuário, diretamente pela equipe NASF quando solicitado ou quando contra-referenciados do CAPS.

Contamos com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde que apoia na realização das atividades, dos passeios, datas festivas e etc. A Secretaria Municipal de Assistência Social sede o espaço do CRAS onde é realizado o grupo, duas funcionárias que preparam o lanche e mantém o espaço limpo e organizado para execução do trabalho e o carro com motorista que busca e leva os usuários. As equipes de saúde da família compostas por dentistas e auxiliares de saúde bucal, enfermeiros, técnicos de enfermagem, ACS’s, fisioterapeutas e médicos do munícipio participam ativamente das atividades sempre que solicitado para realização de palestras, bem como participar de atividades diversificadas de acordo com cada momento no grupo. Esse trabalho é continuado com o cuidado em saúde e tratamento conforme demanda singular destes usuários na unidade básica de saúde.

 

Objetivo: 
  • Fortalecer e estender o cuidado em saúde mental que já é ofertada na rede de atenção psicossocial da nossa região (ESF e CAPS);
  • Proporcionar inclusão e integração social destes usuários, respeitando a singularidade de cada um;
  • Proporcionar momentos de cultura e de lazer
Passo a passo: 

Os encontros do grupo acontecem semanalmente toda sexta-feira de 8 às 10:30 horas. A secretaria municipal de assistência social cede um carro que busca os usuários em suas residências a partir das 7:00 h. Assim que chegam ao espaço cedido é oferecido um café da manhã, logo após iniciam as atividades elaboradas pela equipe para aquela semana que pode ser: rodas de conversa, artesanato, música, oficinas culinárias, jogos recreativos, práticas corporais, palestras educativas, dinâmicas de grupo visando a redução de danos , visitas e passeios, entre outros.

O grupo também é realizado em quadras poliesportivas da cidade, clubes, praças públicas, entre outros de acordo coma atividade desenvolvida naquela semana.

As reuniões com os familiares acontecem uma vez por mês. Também são realizadas visitas domiciliares de acordo com as demandas do usuário e da família.

É construído e revisado o projeto terapêutico singular (PTS) junto ao usuário sempre que necessário.

 

Efeitos e resultados: 

Temos vários usuários que através do grupo Livremente iniciaram tratamento no CAPS e hoje conseguem trabalhar e gerir sua vida, outros que mesmo não parando de fazer uso abusivo de álcool e outras drogas não deixam de participar do grupo, pois criaram vínculo com a equipe e encontram ali apoio e inclusão social. É possível perceber redução de danos, mudanças no comportamento, resgate da autonomia destes usuários, maior adesão ao tratamento e medicação, melhora na interação e na autoestima. No início acreditamos que muitos profissionais não deram credibilidade ao grupo e hoje entendem melhor como é o processo do trabalho psicossocial, outros achavam que íamos fazer milagres e perceberam que as coisas acontecem em ritmo totalmente diferentes, no tempo de cada um. Devemos simplesmente respeitar, aceitar seu tempo, seus medos, seus desafetos e mostrar novos caminhos e novas possibilidades de cuidado.

Conte um pouco mais: 

“Com base nos princípios da reforma psiquiátrica do Brasil, a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) do município de Piraúba/MG instituiu o Grupo Livremente no ano de 2017. De forma geral pode se notar que o projeto atingiu os objetivos propostos, uma vez que promoveu melhora na qualidade de vida para os usuários e maior autonomia perante a sociedade, sem perder sua subjetividade”

Depoimento Ana Cláudia dos Anjos Ribeiro (Secretária Municipal de Saúde)