Escola Politecnica Joaquim Venâncio / Fiocruz

Portfólio de Práticas Inspiradoras em Atenção Psicossocial

Formando Doulas para o suporte no Ciclo Gravídico-puerperal (Qualificação Profissional de Doulas EPSJV/ADOULASRJ)

Formar trabalhadoras Doulas atuantes e conscientes para o acolhimento e atendimento digno e respeitoso no ciclo gravídico-puerperal.
Rio de Janeiro - RJ
  • Campo do Saber
  • Campo de Prática
  • Público Alvo
Autores: 
Morgana Eneile Tavares de Almeida (ADoulasRJ), Bianca Borges da Silva Leandro (LIRES/EPSJV), Fernanda do Nascimento Martins (LIRES/EPSJV), Janaína Teresa Gentili Ferreira de Araújo(ADoulasRJ).
doulas.epsjv@fiocruz.br
Instituições vinculadas: 
Associação de Doulas do Estado do Rio de Janeiro e Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/FIOCRUZ.
Resumo afetivo: 

Formamos profissionais especializados em prestar suporte às pessoas gestantes. Doulas são um recurso humano preparado para atuar pela mudança na forma como a atenção na gestação, parto e nascimento ocorrem. Uma profissão recente, mas especializada em dar suporte físico, informacional e emocional. Escolher a centralidade do protagonismo e a promoção da autonomia da pessoa gestante e parturiente, com educação e informação em saúde.

Nossos desafios estão em promover uma formação pública com prática supervisionada de forma pioneira, contando com o constante processo de avaliação de metodologias. Nossos maiores afetos estão em selecionar alunas com desejo e reconhecimento da profissão, em busca de mudar a si e as suas realidades próximas e coletivas.
 

Contexto: 

Em 2016 ocorreu a sanção da Lei estadual 7314, que garante a entrada das Doulas em todas as maternidades públicas e privadas do estado, após ampla luta. Neste mesmo momento é fundada a Associação de Doulas do Estado do Rio de Janeiro (ADOULASRJ) com o objetivo de representar as profissionais, mas também de promover o fortalecimento da profissão.

Desde 2013 o registro como ocupação Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) relacionava as atribuições, atividades e habilidades. No entanto, esta não veio acompanhada de processos formativos que consolidem estes processos e alinhem vivência e conteúdo.

Através de estudos e escuta das profissionais em atuação, a ADOULASRJ propôs uma matriz curricular mínima para dar unidade ao processo aos cursos já existentes. No entendimento de que era necessário investir em formação pública e gratuita, acessível a diversidade de pessoas que buscam atuar no ciclo gravídico-puerperal e voltada para atender a mais amplas possibilidades de gestantes e territórios, a associação busca viabilizar sua matriz.

Através de uma Emenda Parlamentar indicada em 2017 para o orçamento de 2018 pela Deputada Federal Benedita da Silva para a área de Educação e Saúde da Fundação Osvaldo Cruz, é proposto pela ADoulasRJ o curso para a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.
 

Motivações: 

Revisões sistemáticas sobre o “apoio contínuo para mulheres durante o parto” publicadas pela Cochrane* têm reunido estudos de diversos países sobre os múltiplos benefícios envolvendo a atuação das Doulas, para melhores experiências de parto. Tanto o Ministério da Saúde como a Organização Mundial de Saúde apontam a relevância do suporte contínuo na atenção multidisciplinar, referenciando as Doulas como profissionais que atuam nesta função.

Com a atuação das Doulas garantida por lei no Rio de Janeiro, houve um crescimento na procura de cursos de formação e na busca por esta profissional por parte das gestantes. Por mais que este momento seja de expansão da profissão por todo o estado do Rio de Janeiro, este movimento ainda ocorre principalmente na região central e da zona sul da capital fluminense, abarcando mulheres que têm maior acesso à informação e melhores condições financeiras.

Entendemos que, para ampliar territórios possíveis de atuação de Doulas para pessoas gestantes implicava em buscar novas possibilidades de pessoas a fim de se inserir na proposição investindo em visibilizar a atuação em movimentos de mulheres e a atuação comunitária como viés para a seleção, além de aderir ao mecanismo de cotas conforme a prática da própria EPSJV.

*Bohren MA, Hofmeyr G, Sakala C, Fukuzawa RK, Cuthbert A. Continuous support for women during childbirth. Cochrane Database of Systematic Reviews 2017, Issue 7. Art. No.: CD003766. DOI: 10.1002/14651858.CD003766.pub6 (http://www.cochrane.org/CD003766/PREG_continuous-support-women-during-ch... Acesso em: 01/08/2019)

Parcerias: 

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) atua na Educação Profissional em Saúde em diferentes âmbitos: ensino, pesquisa e cooperação técnica e científica com diversos órgãos governamentais e não-governamentais. Sua trajetória na formulação de modelos didático-pedagógicos e auxílio na conformação de políticas públicas consolidam-na como uma referência no campo interdisciplinar trabalho-educação-saúde. A realização do curso de Qualificação Profissional de Doulas e de Atualização Profissional de Doulas se alinham à missão e aos propósitos da EPSJV.

A Associação de Doulas do Estado do Rio de Janeiro (ADoulasRJ), fundada em 14 de maio de 2016, a partir da luta pela aprovação da Lei Estadual das Doulas e formalmente constituída. A ADoulasRJ é parceira articuladora para que a iniciativa se realize, atuando na captação de recursos e cooperação técnica para a sua realização desde a primeira fase do projeto iniciado em 2018.

No ano de 2018, foram assinados dois acordos de cooperação técnica: entre a ADoulasRJ e a EPSJV (Acordo nº 144/2018); e entre a ADoulasRJ, a EPSJV e o Instituto Fernandes Figueira (IFF) (Acordo nº 143/2018), com o objetivo de consolidar uma experiência de Curso de Qualificação Profissional de Doulas e realizar uma pesquisa para investigar a atuação destas profissionais em diferentes territórios do estado do Rio de Janeiro. A realização dos acordos garantiu institucionalidade e corresponsabilidade às relações entre a organização das Doulas e a EPSJV, bem como à parceria com o IFF no que tange a prática supervisionada no Banco de Leite Humano da unidade, referência mundial no assunto. Ao longo de 2019 e 2020, avançou-se para a constituição de parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública, em especial, pela atuação no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Os Cursos envolvem a atuação como docentes de profissionais de diferentes laboratórios da EPSJV, do IFF e da ENSP.

Outro parceiro é a Secretaria Municipal de Saúde da cidade do Rio de Janeiro, através de convênio com a EPSJV oferece o campo de prática supervisionada, através de termo de estágio entre as maternidades, a escola e as alunas.

O curso de Qualificação Profissional de Doulas reúne hoje diferentes profissionais, entre servidores da Fiocruz, bolsistas e profissionais sem vínculo que atuam para o cumprimento de formar trabalhadoras para a assistência.

O curso é voltado para pessoas com ensino médio completo que desejem atuar no desenvolvimento de atividades de auxílio físico, informacional, emocional junto a gestantes, parturientes e/ou puérperas.
 

Objetivo: 

O objetivo geral do curso é proporcionar a qualificação de trabalhadoras, que prestarão auxílio físico, informacional, emocional a gestantes, parturientes e puérperas, para atuação na família, na comunidade e na rede de serviços de saúde, garantindo a autonomia, promovendo a qualidade de vida, a participação social e contribuindo para a defesa dos direitos deste segmento populacional.

Outros objetivos:

  • Produzir e divulgar a profissão Doula e os conhecimentos produzidos através desta formação para o campo da assistência obstétrica.
  • Contribuir com a ampliação e agregação de novos conhecimentos no campo da atenção obstétrica, tendo como referência o fortalecimento o protagonismo e a autonomia das mulheres sobre seus corpos.
  • Ampliar e fortalecer conhecimentos para a participação das Doulas em organizações hospitalares e unidades básicas de saúde que integram o SUS.
  • Contribuir com o processo de inovação e/ou potencialização de saberes e práticas envolvidas na formação dessas profissionais, favorecendo sua inserção e participação no mercado de trabalho de forma competente, responsável e crítica.
     
Passo a passo: 

A ADOULASRJ apresentou um pedido de Emenda parlamentar à Deputada Federal Benedita da Silva (PT-RJ),no valor de R$ 100 mil, destinada à FIOCRUZ, a partir da proposta de contribuir com a formação das doulas no país, tendo como ponto de partida uma matriz curricular organizada pela Associação através de seminários, consultas e pesquisa interna, posteriormente referendada na Convenção Nacional das Doulas (CONADOULA).

A matriz curricular apresentada pela ADOULASRJ foi apreciada pela Câmara Técnica de Ensino da EPSJV, onde foram sugeridas modificações, especialmente no sentido de incorporar as contribuições da escola aos conteúdos apresentados.

Conforme orientação, foi realizada a Oficina de Aprimoramento Curricular para o Curso de Qualificação Profissional de Doulas. Este foi o momento em que vários trabalhadores da EPSJV, de diferentes laboratórios, envolveram-se e assumiram o compromisso de colaborar com a docência, a partir de suas expertises.

Após a aprovação foi iniciado processo de inscrição e seleção para potenciais interessados recebendo centenas de inscrições., realizada em etapas de documentação e avaliação de carta de intenções.

Foram matriculadas 35 alunas e as aulas iniciadas em outubro do mesmo ano, se estendendo até agosto de 2019 por motivos relativos ao convênio com a SMS para a prática supervisionada.

Após a concretização da primeira turma (2018/2019) foi realizada uma avaliação da matriz curricular, aprimorando novamente à luz das vivências ocorridas. Como por exemplo, a seleção para a segunda turma iniciada em outubro de 2019 incluiu a entrevista presencial como recurso. Foram matriculadas 36 estudantes para a segunda edição.

Atualmente (julho 2020), seguimos em processos formativos integrativos, bem como se desenvolvimento recursos didáticos e de apoio para as estudantes.

Tais processos visam para além das formandas, estabelecer mecanismos para aprimorar os requisitos para a profissionalização, através da formação pública, gratuita e de qualidade.

O Curso tem a carga horária de 240h, divididas em atividades presenciais e dispersas, com 80h destas realizadas em atividades de prática supervisionada. Para conhecer a matriz curricular, ela se encontra disponível no aqui
 

Efeitos e resultados: 

Do início do processo de construção do curso até o andamento da segunda turma podemos determinar algumas características que apontam que os objetivos vêm sendo alcançados.

  • Crescimento da busca pela formação de Doula por candidaturas de regiões periféricas e de outras cidades do entorno e até mesmo do interior do estado, com seleção expressando tal diversidade.
  • Formamos 29 novas doulas da primeira turma de Qualificação e temos 36 matriculadas na segunda edição em curso.
  • Promovemos a integração entre laboratórios da EPSJV e entre unidades da Fiocruz, articulando expertises internamente e externamente.
  • O sucesso da construção demandou a construção de um Curso de Atualização Profissional (em análise pelas instâncias internas) voltada para as profissionais já formadas.
  • As atividades práticas desenvolvidas nas instituições parceiras proporcionam o atendimento por Doulas para gestantes que não dispõe do serviço e/ou acompanhamento.
     
Conte um pouco mais: 
  • Aula inaugural da Turma II do Curso de Qualificação de Doulas da EPSJV/ADOULASRJ
     
  • Relatos

    'Muitas experiências me marcaram durante o curso e pós formação. As expectativas eram enormes e foram gradualmente alcançadas ao longo do curso e ainda hoje quando no exercício profissional. Sinto ainda o gosto de quero mais e o desejo que essa ocitocina nunca se afaste de mim... e dos professores... apoiadores... organizadores, enfim de todxs porque ela é o nosso combustível pra continuar, pra não sucumbir, para aliviar o peso, a exaustão quando acompanhamos partos difíceis e familiares da gestante (ou equipe médica) que tutelam a mulher e não lhes permite fazer suas escolhas. Melindram e sabotam nosso trabalho em várias situações, por isso precisamos de apoio emocional pelos gatilhos que a profissão nos traz, mas que são transformados e nutridos pelo sentimento de dever cumprido quando tudo chega ao fim. Mas que fim? A palavra fim ganha novo significado e sentido pois o fim de um parto é o início de uma vida, da criação... algumas vezes de uma família e também de uma profissional Doula mais amadurecida e experiente. Sou amante da minha recém nata profissão e vejo o quanto desenterrei emoções reprimidas e devo muito ao curso, a formação que pra ser perfeita só falta atualização, extensão... Atuei pouco porque ainda não me dei ao trabalho de divulgação. Mas sem a oportunidade que tive de ingressar na turma, conhecer pessoas das mais variadas vibe e pôr em prática o conceito de humanização do parto, parto com amor foi de grande valia e nisso eu tenho acordo e só agradecer Respira, Rebola, Relaxa!"
    - Maria de Fátima Peixoto Casimiro – Doula formada pela primeira turma da EPSJV/FIOCRUZ

     "Esse curso é um orgulho enorme para mim, pois dá oportunidade a mulheres negras e periféricas a ter uma formação que vai ajudar a muitas mulheres, além delas mesmas. Fazer parte desse projeto me enche de alegria, por compartilhar minha experiência e ensinar a elas que existem escolhas para parir, que existem métodos de alívio físico e emocional e principalmente que existe acolhimento e amor."
    -Ana Lucia Baptista - ADOULASRJ - Docente

    "Como eu bem imaginava, a experiência em participar do Curso de Qualificação Profissional de Doulas me trouxe, além de muita alegria por ser a realização de um projeto sonhado pela categoria, a possibilidade de elaborar algumas importantes reflexões. Dentre elas, talvez a mais importante, foi de atuar como supervisora do trabalho de estágio das alunas nas Maternidades. Estar neste lugar de observação do meu próprio trabalho foi muito importante para reavaliar posturas e conhecimento, possibilitando o aperfeiçoamento da minha atuação como doula. Agradeço imensamente a oportunidade de fazer parte deste projeto."
    -Nádia Carvalho - Preceptora - ADOULASRJ

    "A formação em Doulagem pela Associação de Doulas do Rio de Janeiro, digo por elas, pois foram algumas mulheres dessa instituição que compartilharam por horas muitas de sábados mágicos saberes ancestrais, científicos, espirituais, práticos, empíricos e afetuosos. Essas matrigestoras, inclusive minhas companheiras de curso, me guiaram para um mundo muito íntimo, subjetivo, complexo, através de um senso de comunidade criado a partir do olhar e de corpos múltiplos de mulheres reais dessa cidade, Rio. Agradeço, foi para mim, como um parto, um maravilhoso escândalo. Nossos passos vêm de longe! Um divisor de águas na minha percepção de mundo e também da minha atuação neste.'
    - Taís de Amorim Manoel - Doula formada pela primeira turma da EPSJV/FIOCRUZ