Escola Politecnica Joaquim Venâncio / Fiocruz

Portfólio de Práticas Inspiradoras em Atenção Psicossocial

Dança: movimento, música, descontração e saúde

A Dança é uma forma de exercício para que as pessoas de todas as idades possam manter a forma além de se divertirem, movimentarem e abrangerem muitos benefícios para a saúde.
Porto Alegre - RS
  • Campo do Saber
  • Campo de Prática
  • Público Alvo
Resumo afetivo: 

Trata-se de um grupo coordenado por um ACS, que utiliza a dança, a música e o movimento como dispositivo de promoção de saúde, convivência e acolhimento. Entre alegrias e afetos sobressai o vínculo com os integrantes, melhora da autoestima e promoção da saúde mental. O desenvolvimento das práticas ocorre conforme a limitação de cada indivíduo. As dificuldades se dão pela carência de recursos financeiros ou patrocínio para a compra de materiais como espelhos, colchonetes, aparelhos de som e iluminação. O grande desafio é encontrar dispositivos que aumentem a participação da comunidade. 

Contexto: 

 As ações da ESF têm como foco principal o atendimento das famílias, mas também na atuação sobre os ambientes de reprodução social e sanitários. A Organização Mundial de Saúde (OMS, 1986) define promoção de saúde como o processo de capacitação da população para exercer o controle da sua saúde abarcando o bem-estar individual e coletivo. Para isto, a promoção de saúde deve envolver medidas de ordem familiar e ambiental (Buss, 2003). 

O grupo de Dança da US Santa Tereza visa abranger a população do bairro Santa Tereza, incluindo escolas, centros comunitários, centros culturais, usuários da Unidade de Saúde e grupos populacionais mais vulneráveis como portadores de deficiência física e mental de todas as faixas etárias. As atividades do grupo de dança trazem benefícios relacionados ao autoconhecimento, autoestima, convivência e prazer tornando-se um dispositivo de promoção da saúde. 

É uma importante ferramenta para ações que envolvem trocas, não somente com a saúde, mas outros setores como educação, serviço social, segurança, arte, cultura, religião e comércio local. As aulas acontecem normalmente em local fixo cedido pela Igreja do bairro, porém em algumas ocasiões o grupo é convidado para apresentar-se em outros locais, como escolas, creches, centros de atenção psicossocial, festas comunitárias e, além disso, tem o apoio do comércio local para divulgação através de cartazes informativos. 

 

Motivações: 

A Atenção Primária em Saúde caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde (Brasil, 2017). Quando pensamos em ações motivacionais e inovadoras de cuidado em saúde podemos relacionar com ações de promoção de saúde e, então concluir, que o Grupo de Dança é uma potente ferramenta para alcançar o bem-estar dos participantes. A dança, além de possibilitar a melhoria da qualidade de vida e da saúde dos indivíduos, também auxilia na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e especialmente na Saúde Mental das pessoas que a praticam. Também melhora a autoestima e a integração entre os integrantes que, de maneira descontraída, fazem os movimentos corporais que auxiliam no equilíbrio e na coordenação corporal. Além disso, as relações e vínculos são ampliados para além do grupo, proporcionando a formação de outras relações de convivência e estimulando outras ações que refletem no território e na comunidade.

Parcerias: 

A US Santa Tereza está vinculada a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e localiza-se no Distrito Glória/Cruzeiro/Cristal (GCC). Como instituições parceiras é importante destacar a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como instituição de ensino responsável pelo distrito docente assistencial GCC e que através da disciplina de práticas corporais na Atenção Básica do curso de Educação Física auxiliou na idealização e construção deste grupo, assim como a Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, que através de profissionais residentes cooperam para continuidade do grupo apoiando o ACS que coordena as aulas. Além do ACS coordenador do grupo, os profissionais da unidade também se envolvem na divulgação e orientam os usuários na participação do grupo, além de realizarem atividades conjuntas em datas especiais como Outubro Rosa, ações nutricionais, festas de natal e junina entre outras. 

O público-alvo são as pessoas da comunidade sem restrição de sexo ou idade. É um grupo de acolhimento para as pessoas que estão dispostas a se divertir através da dança e do movimento. 

 

Objetivo: 
  • Promover Saúde e Bem-estar;
  • Promover acolhimento com escuta qualificada; 
  • Melhorar Autoestima dos participantes;
  •  Prevenir doenças crônicas não transmissíveis;
  • Promover encontros na comunidade;
  • Promover encontros e trocas de experiências em outras comunidades.
Passo a passo: 

O grupo teve início no final de 2016 a partir de uma experiência com alunos de uma disciplina do curso de Educação Física da UFRGS, na Unidade de Saúde Santa Tereza. Após o término do projeto da universidade o grupo solicitou que as atividades tivessem continuidade na unidade de saúde. Então, um Agente Comunitários de Saúde (ACS), assumiu o grupo como coordenador e assim passou a ensaiar coreografias e repassá-las aos participantes. O repertório é diversificado, do ponto de vista de ritmos, coreografias e complexidade de movimentos. A dança é realizada semanalmente, no Salão da Capela anexa a Unidade de Saúde e tem duração de uma hora e trinta minutos, iniciando sempre com um leve aquecimento e embalada por música boa e diversão dos participantes. Demanda dos participantes movimentos amplos, variados, coordenados e ritmados, acompanhando a marcação do coordenador e do grupo. 

Efeitos e resultados: 

O grupo de dança tem estimulado usuários de idades variadas a participarem das aulas – desde crianças a idosos. Além disso, o ACS que coordena o grupo tem sido convidado a participar de atividades em outros espaços e outras unidades possibilitando a integração multiprofissional e intersetorial da equipe da US Santa Tereza. O contrário também acontece com a recepção de grupos na unidade de saúde como danças circulares e outros projetos artísticos e culturais promotores de saúde. 

 

Conte um pouco mais: 

Relatos

“O desenho da aula é feito para diferentes pessoas, com diferentes experiências de dança, havendo fácil adaptação dos participantes. Outro aspecto importante é que esta é uma atividade lúdica, que diz respeito diretamente a saúde mental, ou seja, as pessoas se divertem muito. A gente brinca e compartilha esse momento de diversão, numa perspectiva direta a saúde mental como prevenção e promoção da saúde. Ainda tem a interação de diferentes faixas etárias, que podemos observar por exemplo, mãe e filha, vó e neto participando juntos da atividade. São aspectos muito importantes de desenvolvimento de uma atmosfera de promoção da saúde”.
(Professor Dr. Luiz Fernando Silva Bilibio – UFRGS).

“Participar das atividades do grupo de dança foi uma experiência muito enriquecedora. Nesse espaço realizamos trocas de saberes com as usuárias participantes da unidade de Saúde Santa Tereza, além de ser uma atividade que faz bem para o corpo e a mente. A dedicação do agente comunitário de saúde Luciano para conduzir o grupo é inspiradora, ele utiliza seu tempo fora do expediente de trabalho para montar coreografias que sejam legais e adequadas às limitações das participantes. Ações como essas devem ser incentivadas, pois contribuem para o fortalecimento do vínculo com a comunidade e reforçam a importância do Sistema Único de Saúde”.
(Deisi Schmitz Oliveira-Nutricionista Residente de Saúde Coletiva UFRGS)

“Acho que o grupo de dança conduzido pelo ACS Luciano é um diferencial da U S Santa Tereza. Oferecer aos usuários semanalmente um espaço no qual é possível praticar uma atividade física de forma descontraída e divertida, através da música e da dança, mostra como a atenção básica tem potencial para promover saúde. Você procurar sua unidade de saúde para dançar, é tirar o foco da doença e colocar na saúde, e é disso que precisamos. A dança traz benefícios físicos, mentais e emocionais. Melhorando nosso condicionamento e coordenação, exercitando nossa memória para gravar as coreografias e fazendo com que esqueçamos nossos problemas naquele momento, além de ser uma oportunidade de interação entre as pessoas. Dançar é tudo de bom, faz bem pro corpo e pra alma e espero que esse trabalho possa ter seguimento e continuar sendo exemplo para outras unidades de saúde”.
(Jaiza Frias, Bióloga, Residente em Saúde Coletiva-UFRGS).

“As aulas de dança são muito boas, sou uma pessoa obesa ou pré-obesa, segundo avaliação da nutricionista, hipertensa, tenho 43 anos. As aulas, hoje em dia fazem a diferença na minha vida, pois eu tenho mais disposição e agilidade. É muito bom poder participar destas aulas, agradeço pois melhorou muito minha qualidade de vida”.
(Michele Silva, usuária da Unidade de Saúde).

“A dança me trouxe muitos benefícios, ajudou na minha saúde mental e física, me trouxe mais coordenação motora, me ajudou a diminuir o colesterol. A gente entra para a sala, fecha a porta, dança e deixa os problemas da vida, do cotidiano de lado. A Dança também me deu mobilidade, ajudou com noções de direção, que eu tinha dificuldades, não tinha equilíbrio e nem condicionamento físico. Me ajudou a perder peso, pois eu era uma pessoa muito sedentária. Em resumo a dança foi tudo de bom, só me trouxe melhorias e benefícios. Hoje eu não me sinto bem sem a dança, os dias que eu não danço parece que alguma coisa que eu precisava não aconteceu. É meu bem estar, dançar é muito bom!”
(Cristiane Lobato, Usuária da Unidade de Saúde e participante desde o início do grupo).

“Antes de participar do grupo de dança eu sentia bastante cansaço físico e também mental, porque a rotina estraga muito a saúde da gente, se não tem uma atividade física. Então para caminhar antes, sentia muita falta de ar e também andava muito estressada e depois que comecei a participar do grupo eu vi que melhorou muito. Estando na aula de dança esqueço todos os problemas, então relaxo minha mente e corpo e fora as brincadeiras que é muito legal. Minha saúde física e mental melhorou muito participando do grupo. Quero dançar todos os dias para me sentir bem, como me sinto na aula de dança e a gente aprende o quanto é importante uma atividade física, seja dança ou academia. É necessário na nossa rotina ter um momento de distração porque não é só o corpo, mas a mente também precisa de cuidado. Então é muito importante o grupo de dança, todos são muito legais. A minha vida melhorou bastante e eu adoro ir nas aulas de dança”.
(Paola Nichele usuária da US).