Escola Politecnica Joaquim Venâncio / Fiocruz

Portfólio de Práticas Inspiradoras em Atenção Psicossocial

Cuidado e acolhimento em saúde no Ase Idasile Ode: da prática à teoria

Cuidados e aprendizado em saúde integral no Ase Idasile Ode.
Rio de Janeiro - RJ
  • Campo do Saber
  • Campo de Prática
  • Público Alvo
Autores: 
Marcelo Monteiro Odearaofa e Oyaiyele Dolores Lima
cetrab@gmail.com e aseidasileode@gmail.com
Instituições vinculadas: 
Ase Idasile Ode e CETRAB
Resumo afetivo: 

O cuidado com a saúde, o uso das ervas, e demais procedimentos oriundos dos saberes ancestrais e medicina tradicional tem sido objeto de sistematização por parte do Centro de Tradições Afro Brasileiras, a partir das praticas e procedimentos litúrgicos no cuidado como o ser humano do ponto de vista biomítico e físico utilizados no Ase Idasile Ode.

Os Povos Tradicionais de Matriz Africana mantem saberes ancestrais, através da oralidade e registros sitematizados da filosofia que orienta a logica do universo biomitico . São procedimentos vistos como litúrgicos. Nestes termos considera-se POTMAs – Povos Tradicionais de Matriz Africana, são grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios, espacialidades e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição. Neste sentido a organização dos saberes leva em consideração esta dimensão.

As práticas são realizadas regularmente, especialmente nestes tempos de Covid 19 e a medicina tradicional e os ebós foram capazes de reestabelecer a saúde de pessoas que buscaram. Os dias de terças feiras são dedicados a consulta oracular
 

Contexto: 

Desde 1994, Oloye Marcelo Monteiro Odearaofa, passou a ministrar cursos e sistematizar materiais como apostilas, baseado em demandas das pessoas da religião de matriz africana. Até então estes materiais davam conta apenas dos cânticos, toques e danças do candomblé de ketu(grupo étnico trazido no terceiro ciclo do tráfico transatlântico). Em 1997 realiza o 1º curso avançado, também demandado por adeptos das religiões de matriz africana. Neste curso eram abordados as diferentes práticas de realização de bori(formas diferenciadas de culto a cabeça biomítica), ebó (oferendas aos ancestrais), Obi como oráculo, merindinlogum (jogo de búzios que orientam os ebó), que não são receitas de bolo. O curso relacionada a folhas usadas nos ritos de banho e outros demandou em 2000 um maior aprofundamento e relaciona os conhecimentos de Ifa (divindade da adivinhação), os cânticos de encantamento de cada folha a partir da compartimentação água, fogo, terra e ar. Neste ano é fundado o CETRAB – Centro de Tradições Afrobrasileiras – que passa a ser a instituição realizadora do acolhimento orgânico que já ocorria no Asé Idasile Ode, dando contorno as atividades antes de natureza despretensiosa. Outros temas como o culto a Iyamiosoronga, Ajesaluga, Língua e cultura Yoruba, foram construídos a partir do olhar das unidades territoriais tradicionais (os chamados terreiros ou roças). Na mesma época foram separados os assuntos por ementas e produzidos materiais compartimentados e complementares. Este material já serviu de fonte para diversas trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. Todas as práticas utilizadas no Ase Idasile Ode foram transformadas em ensinamentos organizado de forma pedagogica. Além da preocupação com a sistematização, as próprias práticas são mantidas desde sua fundação em vinte e cinco de outubro de mil novecentos e noventa e oito.

Motivações: 

Desconhecimento das práticas litúrgicas no terreiro, por parte dos adeptos e demandado pelos próprios.

Parcerias: 

O Ase Idasile Ode é o local de Prática, o CETRAB é responsável por oganizar o estudo e os debates e o Grupo de estudos Braúlio Goffmam tem contribuido com a difusão da informação.

Objetivo: 

Manutenção dos Saberes Tradicionais de Matriz Africana. Ao longo dos séculos e por contingenciamentos Históricos relacionados a escravidão e ao racismo institucional, os saberes tradicionais demandados pela nossa ancestralidade foram e são demonizados e desvalorizados. Sua valoração é capturada por visões eurocêntricas judaico cristãs. Tudo virou MACUMBA. Hoje a física quântica identifica junção de passado e presente por exemplo, que é preservado pelo nosso saber ancestral no estudo e culto de Egbe Orun. O Objetivo do trabalho esta descrito nos valores institucionais do CETRAB, resgate e preservação das tradições culturais de matriz africana. Nossa metodologia primordial é a oralidade e circularidade.

Passo a passo: 

Fundamos o ase em 25.10.1998 Ase Idasile Ode, que descende de uma ancestralidade, realiza práticas de acolhida e orientação psicossocial, individuai e coletivas. em 2000 institucionalizamos as práticas, às sistematizando em materiais impressos e áudio visuais. Organizamos os cursos.

Realizamos “aulas teórico-práticas”. Relevante ressaltar a ativa participação da população atendida na reflexão e possíveis reformulações de métodos e práticas. Por exemplo: Os primeiros materiais teóricos foram sistematizados a partir de demandas d@s atend@s. Sua reformulação tem sido orientado pela mesma lógica.
 

Efeitos e resultados: 
  • Realização de Ikomojade (análogo a batizados na cultura Yoruba);
  • Realização de _ nome tradicional (Casamento segundo os ritos Yoruba) ;
  • Ampliação dos conhecimentos dos adeptos e ressignificação litúrgica partir da junção entre pratica e filosofia;
  • Certificação dos cursos;
  • Organização institucional(CNPJ);
  • Criação do departamento de estudos e pesquisas com participação de pesquisadores(as) adeptos(as) das tradições de matriz africana;
  • Realização, semestral, do Seminário Afrobrasileiro, atividade aberta e gratuita, com exibição de filmes, debates e apresentação dos cursos;
  • Participação na ABNT com o artigo “ Cosmogonia Africana; A visão e mundo do Povo Yoruba;
  • Elaboração do texto de concepção do espetáculo Cosmogonia
  • Relações internacionais com o Palácio de Oyo;
  • Estabelecimento das mídias do CETRAB e do Ase Idasile Ode;
  • Mais de cinco mil alunos(as) certificados(s);
  • Participação em mecanismos de controle social e de atividades de combate ao Racismo Religioso;