- Campo do Saber
- Campo de Prática
- Público Alvo
Essa prática teve o objetivo de congregar a comunidade num movimento de corrente para despertar uma ação em grupo que promovesse um espaço de reflexão, fala e escuta em relação às experiências vivenciadas sobre a violência presente na região. O grande desafio é abrir esse espaço mútuo de comunicação, já que as pessoas têm muito medo de falar sobre o assunto. No entanto, a comunidade se mostrou aberta e disposta a levar a proposta para demais áreas e espaços do território, pois, com a ação, despertaram para a importância de falar sobre a violência vivenciada.
Trabalho realizado em território adscrito à uma Unidade Básica de Saúde em periferia da cidade de Fortaleza/CE.
O alto índice de violência presente na comunidade que faz com que as pessoas se calem frente ao grave problema, gerando doenças e desordens de várias ordens, como psicossociais e somáticas.
Ação realizada em território da ESF da Prefeitura Municipal de Fortaleza/CE em parceria com a FIOCRUZ/CE por meio de atividade do Mestrado Profissional em Saúde da Família, envolvendo profissionais multidisciplinares da referida Unidade de Saúde e tendo como público alvo a comunidade adscrita ao território.
Abrir espaço para reflexão, fala e escuta sobre o tema violência; Atuar na Promoção à Saúde; e Promover a Cultura de Paz na comunidade.
Momento de relaxamento; Espaço para o filme "A Corrente do Bem", como disparador para uma roda de conversa sobre a violência no território; e Momento de autocuidado com uma terapeuta corporal.
Os resultados foram apresentados acima. Foi oferecido um espaço, o "Varal do Bem", para as pessoas relatarem suas impressões. As descrições foram as mais tocantes e emotivas possíveis.