Escola Politecnica Joaquim Venâncio / Fiocruz

Portfólio de Práticas Inspiradoras em Atenção Psicossocial

Busca ativa/tratamento em domicílio e em outros estabelecimentos não convencionais no enfrentamento aos desafios do Programa de Combate ao Tabagismo no município de Macuco-RJ

Buscamos compreender a realidade, ir ao encontro dos pacientes para atingir os objetivos do programa.
Macuco - RJ
  • Campo do Saber
  • Campo de Prática
  • Público Alvo
Autores: 
Marlise Quintana Cerbino Juliano e Marcelo Romeiro Juliano
marlise2009@yahoo.com.br
Instituições vinculadas: 
Secretaria Municipal de Saúde de Macuco
Resumo afetivo: 

A Equipe do Programa de Combate ao Tabagismo observou um decréscimo no número de participantes e um alto índice de abandono nas reuniões semanais convencionais. A nova estratégia seria a procura por estes pacientes e disponibilização imediata do tratamento com atenção especial às áreas rurais do município. A nova experiência mostrou-se mais abrangente e considerou o ambiente compartilhado pelo fumante passível de modificação.

Contexto: 

A Equipe reúne-se mensalmente para programar as visitas, otimizar o atendimento e desloca-se munida de medicamentos e material educativo nos horários determinados. Nos domicílios consegue-se atingir a maioria dos familiares e o comprometimento dos seus membros, inclusive os não fumantes. Nos bares e restaurantes a Equipe instala-se no próprio estabelecimento, identifica os tabagistas e os convida a participar do Programa. Conta com a ajuda de ex-fumantes, que obtiveram sucesso na cessação do ato de fumar e o diferencial nesta metodologia é que o tratamento é disponibilizado imediatamente evitando-se o intervalo entre o convite e o comparecimento às reuniões quando fixas no Centro de Saúde.

Motivações: 

A Prática foi pensada após a Equipe do PCT observar um decréscimo no número de participantes e um alto índice de abandono nas reuniões semanais convencionais. A nova estratégia seria a procura por estes pacientes e disponibilização imediata do tratamento com atenção especial às áreas rurais do município. A nova experiência mostrou-se mais abrangente e considerou o ambiente compartilhado pelo fumante passível de modificação.

Parcerias: 

A prática foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde de Macuco tendo como público alvo os tabagistas que não procuravam a Equipe do Programa por motivo de dificuldade no deslocamento e incompatibilidade entre trabalho e local de tratamento. O envolvimento dos ex-fumantes também contribuiu para o sucesso nos resultados.

Objetivo: 
  • Disponibilizar o tratamento para um público diferenciado; 
  • Otimizar a distribuição dos adesivos de nicotina e outros medicamentos;
  • Realizar reuniões itinerantes no período noturno em bares e restaurantes;
  • Modificar o ambiente do domicílio do fumante.
Passo a passo: 

A Equipe reúne-se mensalmente para programar as visitas, otimizar o atendimento e desloca-se munida de medicamentos e material educativo nos horários determinados. Nos domicílios consegue-se atingir a maioria dos familiares e o comprometimento dos seus membros, inclusive os não fumantes. Nos bares e restaurantes a Equipe instala-se no próprio estabelecimento, identifica os tabagistas e os convida a participar do Programa. Conta com a ajuda de ex-fumantes, que obtiveram sucesso na cessação do ato de fumar e o diferencial nesta metodologia é que o tratamento é disponibilizado imediatamente evitando-se o intervalo entre o convite e o comparecimento às reuniões, quando fixas no Centro de Saúde. Observadas as dificuldades na busca ativa, primeiramente, pela falta de veículos e, em segundo lugar, pela difusão de pensamentos tradicionais como o de que “os pacientes devem procurar o Programa por suas próprias pernas”, está aí o nosso desafio. Ao cruzar os dados constatamos que o aumento do número de pessoas atendidas e o público beneficiado justificam a continuidade da inovação sem prejuízo para o atendimento convencional dos grupos.

Efeitos e resultados: 

Desde o início desta experiência os resultados foram considerados favoráveis pela Equipe. O aumento na adesão pelos pacientes, assim como a elevação no percentual de cessação do ato de fumar mostraram-se suficientes para a continuidade da experiência. Desta maneira, o método de busca ativa passou a ser a principal atividade do PCT após a constatação do aumento de 40% na adesão e de 65% na cessação do ato de fumar, quando comparado ao método convencional. Observamos o aumento do público feminino na busca nos domicílios, principalmente de mulheres idosas, que naturalmente se excluíam por conta da exposição. O imediato início do tratamento também colaborou para o sucesso da inovação.

Conte um pouco mais: 

"Como gestor me sinto grato pelo trabalho da equipe do Programa de Controle do Tabagismo pelo sucesso, carinho, empenho e comprometimento com os pacientes." 
- Depoimento de Adivar Exposto - Secretário Municipal de Saúde de Macuco-RJ