- Campo do Saber
- Campo de Prática
- Público Alvo
O projeto de atividade física iniciou em abril de 2017 em três comunidades rurais do município de Pontalina-GO: Taioba, Abacaxi e Povoado de Dois Irmãos. Tentamos desde a implantação deixar o projeto mais dinâmico possível com participação não só do Educador Físico mais também fisioterapeuta, nutricionista, enfermeira e psicólogo. Podemos notar que os alunos mais assíduos conseguiram resultados significantes quanto a saúde física e mental. Hoje nossos encontros acontecem 2 vezes por semana com 1 hora de duração aproximadamente e buscamos a cada dia melhorar a condição do local e dos materiais utilizados. Observamos o interesse deles na manutenção e melhoria do projeto.
No inicio não tínhamos apoio da prefeitura os professores custeava o meio de transporte, com a consolidação do projeto fomos ganhando apoio e conseguimos um professor para cada comunidade e condições mais dignas para a prática das ações.
Quando chegamos nos lugares atendidos sentimos grande alegria visto que nossas conquistas são relevantes e palpáveis tanto para os alunos como para nós que estamos executando.
Houve uma mudança de atitude dos frequentadores visto que o projeto leva informação e acessibilidade a seus direitos e deveres.
O moradores de Dois Irmãos solicitaram algum tipo de atividade a partir daí começamos a conversar sobre a criação do projeto e expansão ao mesmo tempo.As pessoas destas localidades se sentem excluídas e vimos neste projeto uma forma de integração com as ações de saúde desenvolvidas na área urbana.
Apoio da Secretaria Municipal de Saúde através da Academia da Saúde– que não ficou apenas polo específico e se expandiu até as comunidades aqui citadas-agente comunitários de saúde e enfermeira chefe do programa saúde da família-engajamento do público participante. O público alvo são idosos e adultos mais participam todas faixas etárias.
• Conscientizar a importância da atividade física para combater doenças causadas pelo sedentarismo.
• Facilitar as atividades diárias através da melhora do condicionamento físico.
• Melhorar a autoestima reduzindo assim o uso de medicamentos controlados.
O primeiro passo foi o interesse de uma comunidade e disposição do professor que mesmo ganhando pouco manteve o compromisso com as comunidades.
Os materiais utilizados parte foram confeccionados pelos próprios alunos (como bastão e pesos), e a outra parte (balões, bambolês, bolas, colchonetes e som) é levada quando os professores se deslocam até as comunidades.
As atividades ministradas são alongamento, dança, brincadeiras e palestras de temas relevantes para os alunos como: alimentação equilibrada, depressão, hipertensão, outubro rosa e novembro azul. Incentiva-se nos outros dias em que os profissionais estão ausentes a prática de atividades como caminhada, corrida e futebol.
Os participantes, relatam melhoria na flexibilidade, equilíbrio, estabilidade emocional e aumento de força física. Houve também relatos na redução de medicamentos de uso contínuo e melhora na sociabilização da própria comunidade.
O programa também influenciou pessoas a procurarem atividades até então desconhecidas e/ou que eram consideradas desmotivadoras, com o âmbito de melhorar a saúde física e mental.Com a manutenção do projeto, podemos reduzir mortes prematuras por doenças cardiovasculares, diabetes, depressão e ansiedade, além de, controlar o peso e dar vida aos anos vividos.