Escola Politecnica Joaquim Venâncio / Fiocruz

Portfólio de Práticas Inspiradoras em Atenção Psicossocial

Atendimento em grupo à etilistas crônicos: fortalecendo o vínculo com a equipe e ampliando o acesso aos serviços

Indo ao encontro de quem não vem a unidade.
Dias d'Ávila - BA
  • Campo do Saber
  • Campo de Prática
  • Público Alvo
Autores: 
Laize Maria Santos Costa; Indiane da Conceição Queiroz; Vanice Conceição
laienfermeira@gmail.com
Instituições vinculadas: 
Fundação Estatal de Saúde da Família-FESF/SUS. Secretaria Municipal de Saúde de Dias D'Ávila-Bahia. Território da área de abrangência da USF Entroncamento de Dias D'Ávila, Bahia.
Resumo afetivo: 

 A Atenção Básica é considerada a porta de entrada preferencial do SUS, possibilitando aos profissionais de saúde a criação de vínculos com os usuários do território. Nessa perspectiva, encontra-se um conjunto de ações de saúde, proporcionando a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde para desenvolvimento da atenção integral, gerando impacto na situação de saúde levando em consideração os determinantes sociais e condicionantes de saúde.

Entendendo a saúde como um processo social, e que as ações de saúde não se fazem apenas dentro da Unidade de Saúde da Família, considerando os usuários que menos buscam os serviços de saúde, pensando na reorganização dos serviços na Atenção Básica, a Visita Domiciliar constitui-se se um importante dispositivo de atenção à saúde, possibilitando a identificação da realidade na qual as famílias estão inseridas e visualizar as condições do território compreendendo melhor o diagnóstico situacional.

Foi no âmbito da visita que começou a ser idealizado o atendimento em grupo aos usuários de álcool e outras drogas da USF do Entroncamento do município de Dias d’Ávila- BA, pois foi no decorrer das visitas a um determinado usuário, onde observou-se que em frente ao seu domicílio, encontrava-se vários homens faixa etária 30 a 75 anos e a maioria desempregados, usando bebidas alcoólicas logo pela manhã, levando ao profissional de saúde a reflexão de como alcançar esse público para ofertar o cuidado.

Objetivo: 

O objetivo do atendimento é estabelecer o vínculo com essas pessoas que menos procuram a Unidade de Saúde da Família, ampliar o cardápio de ofertas e facilitar o acesso deles aos serviços, possibilitando cuidado individualizado.

Passo a passo: 

O atendimento visa, além de tudo, um processo de mudança e a redução de danos. O primeiro momento aconteceu com um convite para irem até a unidade, onde houve uma conversa sobre a vida, sentimento, interesses. Serviços como aconselhamento, orientações, teste rápido, consultas individuais e compartilhadas, sessões de auriculoterapia, relaxamento, alongamento também estão dentre as ofertas desse atendimento que acontece semanalmente na unidade e no território.
 

Efeitos e resultados: 

A cada encontro do grupo vão se obtendo resultados positivos com a participação deles semanalmente na unidade e no território, com a busca dos mesmos aos serviços de saúde que a unidade oferta, com encaminhamentos necessários para as Redes de Atenção a Saúde (RAS) e o vínculo cada vez mais se fortalecendo.