Escola Politecnica Joaquim Venâncio / Fiocruz

Portfólio de Práticas Inspiradoras em Atenção Psicossocial

Adolescentes no programa #Tamojunto: autonomia, alegria e compartilhamento de experiências de vida.

Taboão da Serra - SP
  • Campo do Saber
  • Campo de Prática
  • Público Alvo
Autores: 
Eduardo Caron, Adriana Marcondes Machado
mifunecaron@gmail.com
Instituições vinculadas: 
Escolas de ensino fundamental II e Unidades Básicas de Saúde, Taboão da Serra - SP Instituto de Psicologia USP e Prefeitura de Taboão da Serra - SP
Resumo afetivo: 

O #TAMOJUNTO consiste em um coletivo de educandos de 13 a 14 anos de idade, com acompanhamento em parceria entre trabalhadores da saúde e da educação e atividades envolvendo familiares. O #Tamojunto contagia adolescentes e professores, impactando as relações na escola e na família, promovendo aprendizado, autonomia, cuidado e cultura de paz, criando uma parceria baseada na experiência conjunta entre trabalhadores de saúde e educação no território.

Contexto: 

O #Tamojunto alegra e promove a participação de adolescentes em coletivos de compartilhamento, estreitando vínculos no ambiente escolar, facilita relações entre os jovens, com familiares e professores, promovendo redes protetivas no território e na escola.

Motivações: 

O #Tamojunto é uma prática valiosa em diversos contextos sociais e escolares. Destacamos o especial valor do #Tamojunto para a promoção de vínculos coletivos, relações solidárias, de respeito e cooperação, o que tem grande impacto em ambientes em que se reproduzem relações de violência - na escola, na família e principalmente em territórios com vulnerabilidades sociais.
Outro contexto problemático é a desvinculação de adolescentes do ambiente escolar e a busca de oportunidades de relação e participação em situações de vulnerabilidade e exposição a violências. Entre estas situações, a sociabilização pelo uso de substâncias psicoativas lícitas ou ilícitas, requer também práticas que favoreçam autonomia e assertividade do jovem e a capacidade de estabelecer redes de afeto positivas na adolescência.

Parcerias: 

Os principais motivadores foram: primeiro a necessidade de promover habilidades sociais entre os jovens de 13 a 14 anos para fortalecê-los diante de problemas em territórios com vulnerabilidades e situações de violência.
Outro motivador foi a realização de uma nova forma de parceria entre trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde e escolas de Ensino Fundamental II nos territórios.

Objetivo: 

Específicos: Realizar processos formativos de trabalhadores da saúde e da educação que se tornam parceiros do planejamento e da implementação das atividades do programa. Realizar os encontros com os educandos semanalmente. Realizar atividades com familiares periodicamente.

Gerais: construir coletivos de compartilhamento de experiência, promover relações cooperativas e solidárias entre educandos; entre educandos e professores; entre professores; entre trabalhadores da escola e da UBS; promover cultura de paz no cotidiano da escola e nas relações familiares.

Passo a passo: 

O #Tamojunto foi elaborado pela Coordenação de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, implementado em sete Estados brasileiros entre 2013 e 2017, período em que realizamos a implementação do programa em Taboão da Serra – SP por iniciativa da Coordenação de Educação Permanente em Saúde, com acompanhamento do Instituto de Psicologia da USP. Os resultados deste processo foram publicados no 5o. Congresso Brasileiro de Saúde Mental, 6o. Congresso Internacional da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas, no 11o. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 12o. Congresso Internacional Rede Unida e na 22a. Conferência Mundial de Promoção da Saúde. A implementação requer uma articulação entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação para a disponibilização dos trabalhadores interessados em participar do programa, pactuação dos cronogramas de formação, produção de materiais e adaptação da gestão escolar às atividades do programa durante o ano. O planejamento e avaliação do programa é feito em cogestão pelo coletivo de trabalhadores em encontros mensais.
1) Os trabalhadores participantes do #Tamojunto – professores e coordenadores das escolas e profissionais das UBS – realizam uma formação conjunta de 16 horas para implementar o programa. Esses trabalhadores constituem um coletivo gestor que planeja, acompanha e avalia o andamento do programa durante o ano. Trabalhadores da escola e da UBS que participam do programa formam uma parceria para planejamento e realização dos encontros de educandos e atividades com familiares.
2) Com os educandos são realizados 12 ENCONTROS com as seguintes ferramentas: ENERGIZADORES, que são dinâmicas e brincadeiras que facilitam a vinculação e a diversificação das relações; PEQUENOS GRUPOS DE TRABALHO, que constituem rodas de compartilhamento com número restrito de integrantes; GRANDE RODA, que constitui uma plenária com todos os educandos, que pode juntar mais de uma turma. Nestes encontros os participantes desenvolvem discussões temáticas sobre família, grupalidade, sociedade, modos de existência, desejos, sentimentos e comportamentos.
3) Os encontros com familiares também são feitos com ENERGIZADORES, PEQUENOS GRUPOS DE TRABALHO, GRANDE RODA, filmes, música e outros materiais. Tratam de temas como: O que é adolescência e o adolescente? Lembranças da adolescência. Mudanças e espaços de relacionamento na adolescência, comunicação e vínculo. Pactuações, regras e limites.

Efeitos e resultados: 

 "A prática do programa #Tamojunto beneficia jovens e adultos:

Promove o desenvolvimento de habilidades sociais e compartilhamento de experiências.

Potencializa interações, diálogos, a escuta e a afetabilidade entre educandos, educadores, gestores e familiares. 

Promove alegria, atividades interativas, lúdicas e dinâmicas - energizadores

Cria um ambiente seguro de confiança e cooperação.

Exercita a aceitação da diferença, singularidades e a inclusão.

Exercita fazer escolhas e manejo de situações e emoções.

Reverte processos de desvinculação e evasão escolar.

Aumenta a participação dos educandos nas aulas curriculares.

Inclusão de educandos antes excluídos dos grupos na escola.

Participação dos educandos em pactuações na escola."